Segunda, 16 Outubro 2023 13:00

Unifesp sedia o III Congresso Brasileiro de Investigação e Reabilitação Neurológica (Cobren - 2023)

Evento reuniu profissionais, pesquisadores(as) e entusiastas da área neurológica de todo o país

Cobren2023 1

Realizado entre os dias 20 e 23 de setembro na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Cobren 2023 se destacou como um marco na tecnologia e inovação na reabilitação neurológica no Brasil.

A abertura do evento foi marcada pela presença da vice-reitora da universidade, Lia Rita Azeredo Bittencourt, que expressou seu apoio ao Cobren e enfatizou a importância da pesquisa neurológica para o avanço da medicina. Além disso, o chefe da Disciplina de Neurologia, Gilmar Fernandes do Prado, e o chefe do Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares, Acary Souza Bulle Oliveira, enriqueceram o evento com sua expertise e comprometimento com a causa da reabilitação neurológica.

Um dos pontos altos do congresso foi a videoaula magna sobre Interfaces cérebro-máquina, ministrada pelo renomado pesquisador Miguel Angelo Laporta Nicolelis, pioneiro na pesquisa em interface cérebro-máquina, uma tecnologia que permite a interação direta entre o cérebro humano e o mundo digital. Sua palestra cativou a audiência, iluminando o caminho para futuras descobertas e avanços nesse campo.

Cobren2023 2

Outro destaque do Cobren 2023 foi o Prêmio Jean-Martin Charcot, tendo a estudante do curso de especialização em Neurologia Clínica, Janaina Aparecida Mendes Dantas, conquistado o primeiro lugar. O trabalho vencedor, orientado pela docente Juliana Rosa de Souza Marcelino, abordou a avaliação da funcionalidade de membros superiores de pacientes pós acidente vascular cerebral e sua correlação com fatores ambientais descritos pela CIF. “Essa conquista ressalta a excelência da pesquisa divulgada no Cobren”, celebra Francis Meire Fávero, integrante da comissão organizadora do evento.

Além disso, o Cobren 2023 marcou o lançamento da physio.me da Biogen, uma plataforma digital de exercícios à distância co-criada com fisioterapeutas especializados(as). Essa inovação oferece uma solução para jovens e adultos que vivem com doenças neuromusculares, proporcionando acesso a programas de reabilitação personalizados.

“A comissão organizadora agradece a todos os(as) participantes, patrocinadores(as) e apoiadores(as) do Cobren 2023 por tornarem este evento tão bem-sucedido. Compartilham a gratidão com todos(as) os(as) envolvidos(as) que contribuíram para o avanço da pesquisa e da reabilitação neurológica no Brasil. Juntos, estamos construindo um futuro mais brilhante para todos os afetados por condições neurológicas”, finaliza Francis.

Lido 697 vezes Última modificação em Segunda, 23 Outubro 2023 14:25