Quinta, 26 Outubro 2023 14:05

Docentes da Unifesp integram lista dos cientistas com maior impacto do mundo

Participação brasileira cresce em ranking internacional, que contempla 49 citações a 34 docentes da universidade

Por Denis Dana

No início de outubro, a Universidade Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a Elsevier, maior editora científica do mundo, divulgou o ranking dos(as) 100 mil cientistas com maior impacto global em 2022. Os números revelam o crescimento da participação brasileira na lista, que também contempla diversos(as) docentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com 49 citações a 34 professores(as) da universidade.

Contemplam esse seleto rol de cientistas docentes da Unifesp de várias áreas, como infectologia, oncologia, oftalmologia, psiquiatria, nefrologia, cirurgia plástica, psicobiologia, reumatologia, geriatria, fisiologia, medicina de urgência, neurologia, além de nutrição, biociências, saúde coletiva e ciências do mar.

Ao todo, o Brasil saltou de 342 citações, em 2017, para 1.294 nesta edição da pesquisa, cinco anos depois, um crescimento de mais de 270%. O país ocupa a 25.ª posição na classificação global de cientistas mais influentes, que é liderado pelos Estados Unidos (69.258 citações), seguido por China (23.484), Reino Unido (16.797), Alemanha (10.087) e Canadá (7.889).

O levantamento avaliou a influência do(a) pesquisador(a) pelo impacto de sua carreira científica, levando em conta um índice chamado c-score, que consiste em um cálculo a partir de seis parâmetros – como índice H de citação; índice Hm de citação em coautoria; e número de artigos com citação como autor(a) único(a), primeiro(a) autor(a) ou último(a) autor(a) –, retirados do Scopus, considerado o maior banco de dados de resumos e citações de artigos e revistas científicas, com mais de 35 mil títulos.

Abaixo, veja a lista de docentes da Unifesp mais influentes de 2022 contemplados(as) no ranking:

Álvaro Atallah (2 citações)
Ana Cristina Gales (2 citações)
Anderson Messias Rodrigues
Arnaldo Colombo (2 citações)
Benedikt Fischer (2 citações)
Cleusa Ferri (2 citações)
Daniel Araki Ribeiro (2 citações)
Elisaldo Carlini (2 citações)
Érika Rangel
Esper Cavalheiro
Fabio Xerfan Nahas (2 citações)