Terça, 21 Novembro 2023 08:38

Começam hoje as atividades da Semana da Consciência Negra da Unifesp

Atividades acontecem de 21 a 24 de novembro

Programação SCN portal

É hoje! A programação da Semana da Consciência Negra da Unifesp tem início hoje nos campi da Unifesp, que prepararam uma programação especial para compor as atividades do evento: debates, oficinas, exposições, mostra de cinema, entre outras. Entre os temas que serão abordados, estão cultura afro, acesso e permanência na universidade, representatividade e as mulheres negras no mercado de trabalho.

Você pode conferir a programação em https://consciencianegra.unifesp.br/programação.

Abertura do evento

A palestra de abertura será no Teatro Marcos Lindenberg, em São Paulo, e com transmissão pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube. Os(as) palestrantes Petronilha Gonçalves (Universidade Federal de São Carlos), em depoimento gravado; e Andreia Kelly Marques (Secretaria de Educação - Prefeitura de Santos), Ellen de Lima Souza (Universidade Federal de São Paulo) e João Jorge Rodrigues (presidente da Fundação Cultural Palmares) presencialmente, abordarão o tema do evento, Os 20 anos da lei n.º 10.639 e os desafios da educação antirracista.

A abertura contará também com a participação de Raiane Assumpção, Reitora da Unifesp, de Luciana Alves, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, de Débora Galvani, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e de Diana Mendes, coordenadora da Semana de Consciência Negra deste ano. Além da palestra, a abertura contará com as apresentações culturais do Coral Unifesp e da cantora Thulla Melo.

Sobre o evento

A programação que integra a Semana da Consciência Negra será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023 e contará com atividades científicas e culturais, presenciais, on-lines e híbridas, em todos os campi nos horários das 12h às 14h e das 17h às 19h. O evento visa reunir a comunidade acadêmica e externa da Unifesp em torno de temáticas como religião, moda, política, artes e culturas africanas e afro-brasileiras para que possam ser cada vez mais reconhecidas e incorporadas ao cotidiano da instituição. Além disso, busca promover ações que incidam em políticas públicas comprometidas com a equidade racial e com o antirracismo.

Serviço:
Semana da Consciência Negra