Sexta, 20 Outubro 2023 13:44

Trabalho multidisciplinar na UTI Neonatal do Hospital São Paulo eleva qualidade da assistência aos(às) recém-nascidos(as)

Ação conjunta com envolvimento de oito diferentes equipes do hospital possibilitou melhores desfechos neonatais, com redução de indicadores de hipotermia à admissão, infecções e óbito

Por Denis Dana

Foto de um bebê com fralda
(Imagem ilustrativa)

Em janeiro de 2015, a UTI Neonatal do Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp) iniciou um programa de melhoria contínua da qualidade da assistência aos(às) recém-nascidos(as) ali internados(as). O trabalho atua de forma multidisciplinar e multiprofissional, fazendo a diferença na assistência a recém-nascidos(as). Agora, passados quase nove anos, o programa mostra indicadores que revelam aumento na qualidade dessa assistência, com reduções expressivas na frequência de neonatos(as) com hipotermia quando são admitidos(as) na UTI, de infecções durante a internação e de óbito, entre outras importantes melhorias.

O objetivo do programa é avaliar continuamente o desempenho de processos e desfechos na UTI Neonatal, implementar ações de melhoria e verificar os resultados do programa em unidade neonatal universitária pública, como é o caso do Hospital São Paulo. Para isso, foram definidos alguns processos de assistência (assistência na sala de parto, transporte, assistência respiratória, cardiovascular, infecciosa, hematológica, nutricional, neurológica e cirúrgica). Para cada processo, foram estabelecidos indicadores de processo e de resultados.

“Esses indicadores foram acompanhados e discutidos mensalmente por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de 8 especialidades, no período de janeiro de 2015 a junho de 2023, e comparados com a meta estabelecida, período em que ações corretivas foram implementadas quando necessário”, explica Marina Carvalho de Moraes Barros, professora afiliada da disciplina de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e uma das responsáveis pelo programa. A equipe multidisciplinar que tem trabalhado nesse projeto envolve as áreas de Medicina Neonatal, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, posto de coleta do Banco de Leite Humano, Serviço Social, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Engenharia Clínica, além da área de qualidade de nosso hospital.

“Indicadores foram introduzidos ao longo do período, quando necessário. Determinou-se a variação dos indicadores entre o primeiro e o último semestre de avaliação, considerando-se diferença significativa quando maior que 30%. As avaliações eram realizadas a cada mês e, ao longo desses quase nove anos, o que vimos foram resultados muito expressivos”, destaca Marina.

Ao se comparar a avaliação dos indicadores do primeiro semestre de avaliação de cada indicador com o primeiro semestre deste ano, o programa alcançou diminuições da hipotermia do(a) recém-nascido(a) na admissão na UTI (-37%), intubação na sala de parto (-40%), lesão de septo nasal (-77%), infecção de corrente sanguínea associada a cateter vascular central (-42%), infecção urinária associada à sonda vesical (-51%), hemorragia intracraniana (-47%), além de reduções do número de cirurgias eletivas remarcadas (-39%) e do número de recém-nascidos aguardando procedimento cirúrgico (-62%). A melhoria da qualidade da assistência resultou na redução de óbitos intra-hospitalar evitáveis (-35%). O programa apresentou ainda aumento do indicador de aleitamento materno na alta (+36%), entre outros bons resultados.

“Esse coletivo de bons resultados nos mostra e comprova que o monitoramento e a análise contínua de indicadores de processos promovem de fato a melhoria da assistência neonatal. Para além de todos esses benefícios, o projeto se mostrou factível em unidade universitária pública em nosso meio, difundindo a possibilidade de melhora na qualidade assistencial de nossos(as) recém-nascidos(as), podendo ser um exemplo para outras unidades brasileiras”, ressalta Marina.

Trabalho premiado

A relevância dos resultados promovidos pelo programa de melhoria da qualidade da assistência aos(às) recém-nascidos(as) na UTI Neonatal do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp) foi reconhecida durante a realização do 26.º Congresso Brasileiro de Perinatologia, ocorrido em Florianópolis (SC) entre os dias 11 e 14 de outubro de 2023.

O trabalho recebeu o 1.º lugar do Prêmio Nicola Albano, concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e patrocinado pela UTI Neonatal Nicola Albano, localizada nas Cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, no estado do Rio de Janeiro, aos melhores trabalhos científicos enviados ao evento. A comissão julgadora o selecionou entre os mais de 550 trabalhos recebidos.

“Nosso programa retrata um esforço contínuo de todas as equipes que prestam assistência ao(à) recém-nascido(a) na UTI Neonatal do Hospital São Paulo, com o apoio de diferentes setores do hospital, visando melhores desfechos neonatais. O prêmio é um importante reconhecimento, de modo que nossas equipes permanecem motivadas e engajadas no propósito de alcançar a excelência nesse valioso cuidado neonatal", conclui Marina.

Lido 333 vezes Última modificação em Quinta, 30 Novembro 2023 13:11