Segunda, 08 Abril 2024 11:28

Algoritmo EPM: uma importante descoberta para a Cardiologia

Técnica descoberta na Unifesp possibilita o diagnóstico para a cura de efeitos da arritmia cardíaca

Por Dimas Rodrigues

Um estudo recentemente publicado no Journal of Electrocardiology comprovou a eficácia do Algoritmo EPM em relação a outros métodos consolidados de radiofrequência como fonte de energia através de cateteres intracardíacos para localização de arritmias da chamada Via Acessória em pacientes portadores da Síndrome de Wolf Parkinson White. A pesquisa teve como autor principal José Nunes de Alencar Neto, médico cardiologista, com residência médica em Eletrofisiologia Clínica Invasiva e Especialização em Eletrofisiologia pela Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo.

Batizado de Algoritmo EPM em homenagem aos 90 anos da instituição, o estudo tem como objeto a avaliação da acurácia diagnóstica da técnica em relação a outros métodos consolidados de localização da chamada Via Acessória em pacientes com a síndrome (especificamente os métodos Arruda e EASY). Para isso, foram analisados os dados de 138 pacientes submetidos ao procedimento, tomando como referência o seu sucesso – ou seja, quando a aplicação da técnica levou ao desaparecimento da condição confirmada no exame de eletrocardiograma.

“O Algoritmo EPM foi construído para homenagear a escola e também para ser fácil de memorizar. Cada letra equivale a um passo do algoritmo, e são três: E - esquerda ou direita?; P: posterior?; M: migração do QRS. Seguindo esses três passos simples e de memorização fácil, o médico de todas os níveis de conhecimento (desde o menos experiente até o muito experiente) conseguem chegar a respostas semelhantes, aliás, o seu grande trunfo: é o critério mais fácil dentre os testados. Tenho orgulho de dizer que sou EPM. E fico feliz em ter imprimido esse orgulho para a posteridade desenvolvendo um algoritmo que leva o nome da Escola”, comentou Alencar Neto.

Empregada pela primeira vez no Brasil em 1992 no Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp) por pesquisadores da EPM/Unifesp, a utilização da radiofrequência como fonte de energia foi alvo de inúmeros estudos clínicos e experimentais, dentre eles o desenvolvido por Alencar Neto durante sua pós-graduação na Unifesp, que criou um algoritmo que tornou possível a localização de vias anormais dentro do coração, responsáveis pelas complicações vivenciadas pelos portadores da Síndrome de Wolf Parkinson White. A importância do algoritmo é enorme, especialmente quando se observa que o procedimento leva à cura de mais de 90% dos pacientes. Os resultados comprovaram a eficácia do Algoritmo EPM. Com nível de acurácia semelhante ao dos métodos comparados, seu uso clínico foi validado, destacando-se como uma ferramenta eletrocardiográfica confiável para localização das vias anômalas do coração.

De acordo com o professor titular da disciplina de Cardiologia do Departamento de Medicina da EPM/Unifesp Angelo Amato Vincenzo de Paola, o método simples o difere de tantos outros tornando o uso mais fácil. “Algoritmos utilizando o eletrocardiograma de superfície, um método simples e barato, para a localização de anormalidades intra-cardíacas são sempre bem-vindos” e além disso, o algoritmo EPM tem algumas peculiaridades segundo o professor. “Essas peculiaridades o diferenciam dos outros algoritmos: como o fato de ser bastante simples e poder ser utilizado na maioria dos casos”, comenta o professor.

Além disso, o docente destacou a homenagem feita por Alencar Neto aos 90 anos da EPM/Unifesp. “Traduz o carinho e respeito das nossas dezenas de pós-graduandos que há 30 anos são aqui formados e titulados. O Dr. José Nunes de Alencar Neto, pós-graduando do Setor de Eletrofisiologia e 1º autor do trabalho por iniciativa própria, homenageou a EPM nos seus 90 anos, reconhecendo o valor inquestionável da nossa Escola na formação de recursos humanos diferenciados presentes em todas as regiões do nosso país”, finaliza Angelo Amato de Paola, que acompanhou toda a pesquisa.

Lido 396 vezes Última modificação em Segunda, 13 Mai 2024 13:09