Quinta, 02 Mai 2024 12:47

FeFiCi promove exibições e debates sobre cinema científico

Festival de filmes científicos rodará outros países além do Brasil

PLAGUE INC
Cena de um dos filmes que serão exibidos durante a FeFiCi, explicando os sintomas do coronavirus no corpo humano (imagem: arquivo)

Que muitos(as) amam cinema, não há dúvidas. Mas e cinema científico, você já conhece? O cinema científico é um tipo de produção audiovisual que visa ampliar o entendimento sobre determinadas investigações (como dados e teses) que dependem do recurso para serem demonstradas. Trata-se do cinema produzido nos grupos de pesquisa, não apenas como documentação dos trabalhos dos cientistas, mas como parte integrante desses trabalhos.

A Unifesp, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está na organização do FeFiCi, festival de filmes científicos que está indo para sua sexta edição. O FeFiCi trata-se de uma festival cadastrado como projeto de extensão do curso superior de Design Educacional (Tede), cuja proposta é discutir a relação entre o cinema e a ciência, e estimular a produção de filmes científicos no Brasil. Promovido pelo LIC (Laboratório de Imagem Científica) da Unicamp, o festival busca refletir e conduzir experimentos sobre imagem científica, em diferentes contextos e plataformas, sob uma perspectiva transdisciplinar e transmidiática.

De acordo com Cícero Inácio da Silva, docente da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp) – à frente do evento, a novidade esse ano consiste em uma parceria internacional firmada com a 15.ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. "O FeFiCi foi motivo de matéria na Revista Fapesp do mês de janeiro deste ano. Este ano o FESTin vai iniciar suas exibições em Portugal, no período de 2 a 12 de maio, e percorre (on-line e presencialmente) os seguintes países: Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Tunísia e Angola", explica.

A ideia é que a parceria entre o FeFiCi e o FESTin fortaleça a colaboração e o intercâmbio cultural por meio do Conexões FESTin, consolidando-se como uma plataforma essencial para a criação de redes de cooperação entre os países da lusofonia que recebem todos os anos o Festival. A equipe do FESTin realizou a seleção dos filmes exibidos ao longo dos últimos 5 anos do FeFiCi para exibição na edição deste ano do evento.

Para saber mais sobre o FESTin, acesse aqui.

Lido 234 vezes Última modificação em Segunda, 13 Mai 2024 09:54