Terça, 11 Junho 2024 09:21

Unifesp participa da Feira de Profissões Uniexpo

Com mais de 3 mil participantes, evento possibilitou conhecer os cursos de graduação da universidade

Por Denise Ayres

Uniexpo 2024 portal 1

No dia 8 de junho, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) marcou presença na Feira de Profissões (Uniexpo) realizada no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo. Voltada para alunos(as) do 3.º ano do ensino médio, o evento reuniu 3 mil participantes de escolas públicas e privadas. Cerca de 80 professores(as) e alunos(as) da instituição fizeram palestras sobre os cursos, mostraram pesquisas e desenvolveram atividades práticas.

O evento integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e tem o objetivo de divulgar os 57 cursos de graduação da Unifesp e as pesquisas junto a alunos(as) do ensino médio. “Estamos nos aproximando das escolas e tornando acessível o conhecimento e a informação. A maioria dos alunos(as) não sabe a diversidade de cursos que ofertamos e as possibilidades de ingresso”, explica a integrante do Comitê Gestor da SNCT e organizadora do evento na Unifesp, Denise Ayres.

Uniexpo 2024 portal 3

Para Raquely Miranda, aluna do primeiro ano do ensino médio, os esclarecimentos sobre os cursos foram importantes para ajudar na escolha da futura profissão. “As apresentações foram muito boas, tiraram dúvidas, e os experimentos chamam a atenção e ajudam a gente”.

A presidente da Câmara de Graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) – Campus São Paulo, Fabíola Suano, comemora o sucesso da feira, que reuniu cerca de 50 participantes entre alunos(as) e professores(as) da EPM. “A feira de profissões é uma oportunidade única de reunir os cursos dos diferentes campi. Trazer os cursos com docentes e discentes para conversar com os(as) estudantes, contar sobre a realidade e mercado de trabalho é muito importante”.

Uniexpo 2024 portal 2

O graduando Rafael Neto participou ativamente da feira tirando dúvidas sobre o curso de Administração. Ele recebeu os(as) alunos(as) em grupos para conversar sobre o cotidiano acadêmico. “A feira une docentes e alunos(as) em um momento de descontração, e a gente tem interação com as escolas, leva o nome da Unifesp e expande a imagem da universidade, principalmente do nosso campus Osasco, que é mais novo”.

Para a pró-reitora de Graduação, Ana Gouw, a participação no evento fortalece a aproximação da Unifesp com as escolas e o compromisso com a sociedade. “Estamos mostrando a excelência de nossas graduações para alunos(as) que, no próximo ano, poderão estar na instituição”.

A feira contou com a participação do curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE), sediado na Reitoria, e os campi São Paulo, Diadema, Osasco e Baixada Santista. A Uniexpo entrou para a agenda da Unifesp em 2023, quando o TEDE aderiu ao evento. A próxima feira acontece no colégio Agostiniano Mendel, no dia 31 de agosto.

Lido 272 vezes Última modificação em Sexta, 28 Junho 2024 14:49