Quinta, 20 Junho 2024 08:33

Unifesp coordena workshop de Tecnologia da Informação das Ifes realizado em São Paulo

Evento promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Andifes foi coordenado pelas federais paulistas: Unifesp, UFABC e UFSCar

WTICIFES 2024
Trabalho da Unifesp ficou entre os dez melhores

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) participou da coordenação da 16.ª edição do Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), realizado entre os dias 4 e 6 de junho em São Paulo (SP). Estiveram presentes mais de 70 instituições de ensino superior e mais de 350 participantes.

O WTICIFES é um evento promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que ao longo das edições se consolidou na agenda dos(as) gestores(as) e técnicos(as) de TIC dessas entidades. Pela primeira vez, três universidades se uniram para coordenar o evento (Unifesp, UFABC e UFSCar), com apoio de Luciano Gonda, coordenador do CGTIC/ Andifes.

O tema escolhido para esse ano foi Estratégias de TI para a Reconstrução e Inclusão nas Ifes, cujo objetivo foi discutir as possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a reconstrução e inclusão das Instituições Federais de Ensino Superior para que possam se adaptar às mudanças do mundo moderno e oferecer educação de qualidade a todos os cidadãos.

WTICIFES 2024 1
Paulo Victor Fernandes da Silva (UFABC), Lidiane Cristina da Silva (Unifesp), Luciano Gonda (UFMS) e Erick Lazaro Melo (Ufscar)

Além de participar da coordenação do evento, a Unifesp se destacou também na Comissão Científica que foi presidida por Alexsandro Cardoso Carvalho, da Assessoria de Governança e Planejamento da Superintendência da Tecnologia da Informação (STI). O evento científico foi o maior da história, recebendo 122 submissões de artigos, sendo selecionados para comunicação oral 48 artigos. A Unifesp apresentou três comunicações orais e quatro pôsteres, além da mediação de três sessões técnicas.

O trabalho Experiência de transformação digital no processo de ingresso na graduação, apresentado pela equipe de Soluções de Software, ficou entre os 10 melhores artigos do evento, sendo um dos premiados.

Lidiane Cristina da Silva, superintendente de Tecnologia da Informação e uma das organizadoras do evento, destaca que "o WTICIFES 2024 se mostrou como um importante encontro, não só para atualização sobre tendências e novas soluções disponíveis no mercado, como também de intercâmbio de informações e troca de experiências por entidades parceiras, que enfrentam missões e realidades muito semelhantes".

WTICIFES 2024 2
Raiane Assumpção, reitora da Unifesp, no painel de abertura do evento

O WTICIFES contou com a presença da reitora e da vice-reitora da Unifesp, respectivamente, Raiane Assumpção e Lia Rita Bittencourt, da vice-reitora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Mônica Schröder, e da reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira. Também esteve presente a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Aldenize Ruela Xavier.

Todas as fotos, apresentações e os vídeos podem ser conferidos no portal wticifes.com.br. Em 2025, o workshop será sediado na UFOPA em Santarém/PA, e a STI irá novamente levar seus casos de sucesso e inovações.

Lido 438 vezes Última modificação em Terça, 16 Julho 2024 10:08