Sexta, 09 Agosto 2024 10:07

Professor da Unifesp vence Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 na categoria Medicina

Mais de 1,9 mil obras foram inscritas na primeira edição da premiação

No dia 6 de agosto, foram anunciados(as) os(as) vencedores(as) da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, em cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP). As obras premiadas se dividiram em dois eixos principais: “Ciência e Cultura” e “Prêmios Especiais”, com 29 categorias acadêmicas específicas. Treze obras foram escritas por acadêmicos(as) de universidades federais e uma por professor de instituto federal. Mais de 1,9 mil obras foram inscritas.

Na categoria Medicina, a obra que ganhou o 1º lugar foi “Autismo no adulto”, cuja autoria é de José Alberto Del Porto, professor titular sênior da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e de Francisco B. Assumpção Jr., professor da Universidade de São Paulo (USP). Lançada em junho de 2023, a obra objetiva contribuir para uma melhor compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na população adulta, de forma a auxiliar tanto no diagnóstico como na abordagem multidisciplinar. Contemplando desde a evolução histórica do conceito de autismo até chegar às atuais classificações, o livro traz informações sobre epidemiologia, diagnóstico diferencial, aspectos relacionados ao trabalho, à sexualidade, à família, ao tratamento farmacológico e psicoterápico dos(as) pacientes, residência protegida, entre outras.

Capa Autismo no Adulto

Sobre o Prêmio Jabuti Acadêmico

Idealizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti é o principal reconhecimento literário do Brasil e ocorre desde 1958. Em 2024, a fim de destacar contribuições significativas para a ciência no país, foi lançada uma nova modalidade: o Prêmio Jabuti Acadêmico, com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A lista completa das obras premiadas está disponível nosite do prêmio.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Lido 179 vezes Última modificação em Quinta, 05 Setembro 2024 13:30