Segunda, 26 Agosto 2024 08:32

Unifesp registra alta ocupação em cursos de graduação em 2024

Índice de mais de 90% é reflexo da forte demanda e da atratividade dos cursos oferecidos pela instituição

Por Ellen Cursino

Foto taxa graduacao
(Foto: Alex Reipert)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) registou uma taxa de ocupação de 91,6% em seus cursos de graduação no ano de 2024. Este valor é considerado alto em função da média de ocupação da rede federal, que em 2022 chegou a 73,6% segundo o Censo da Educação Superior. Dos 57 cursos oferecidos na Unifesp, 38 deles ofertaram 3.119 vagas no processo de ingresso deste ano, distribuídas entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Este índice reflete a forte demanda e a atratividade dos cursos oferecidos pela instituição, que é reconhecida como a quarta melhor universidade federal do Brasil por sua excelência acadêmica e compromisso com a qualidade do ensino, segundo o Shanghai Ranking (ARWU 2024).

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unifesp) divulgou que, entre os cursos mais procurados, destaca-se Medicina no Campus São Paulo, que atingiu 98,4% de ocupação, preenchendo 119 das 121 vagas disponíveis, e é conhecido por seu rigoroso processo seletivo, combinando as notas do Enem com uma prova específica da Unifesp. Outros destaques são Biomedicina e Fonoaudiologia, que tiveram 100% das vagas preenchidas, refletindo a alta procura por carreiras na área da saúde.

No Campus Diadema, os cursos de Química Industrial e Ciências Biológicas também atingiram 100% de ocupação, reforçando a relevância das ciências aplicadas na formação de profissionais para desafios ambientais e industriais. No Campus Baixada Santista, Psicologia atingiu 100% de ocupação.

Em Guarulhos, Letras (Português-Inglês) e os cursos de História e História da Arte, período noturno, preencheram todas as vagas, refletindo a valorização das áreas de educação e comunicação. Pedagogia também se destacou, com 96,7% de ocupação no período noturno.

Em Osasco, os cursos de Ciências Contábeis (noturno) e Direito alcançaram ocupações de 100% e 98,8%, respectivamente, enquanto em São José dos Campos, o curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia atingiu 99%.

No Campus da Reitoria, o curso de Tecnologia em Design Educacional obteve 93,3% de ocupação, e na Zona Leste, Geografia teve 88,3%.

“Nosso alto índice de ocupação de vagas novas demonstra a importância e o reconhecimento do compromisso acadêmico de excelência que a Unifesp possui no estado de São Paulo. Estamos concentrando esforços para que este índice aumente ainda mais”, destacou Ana Gouw, pró-reitora de Graduação.

Esses resultados sublinham o papel da Unifesp na atração e formação de profissionais altamente qualificados(as), reforçando seu compromisso com a inclusão social, a excelência acadêmica, o desenvolvimento da sociedade e o mercado de trabalho.

Lido 341 vezes Última modificação em Quinta, 05 Setembro 2024 13:23