Segunda, 19 Agosto 2024 08:13

Unifesp anuncia a mudança do nome do Repositório de Dados para Domus Dados

O repositório é uma plataforma essencial para a gestão e compartilhamento de dados científicos e acadêmicos

Por Ellen Cursino

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anuncia a mudança de nome do seu Repositório de Dados para "Domus Dados”. A nova nomenclatura foi escolhida para refletir a função central do repositório como um "lar" (Domus, em latim) para dados científicos e acadêmicos, simbolizando um espaço de segurança, organização e acesso a informações de valor inestimável. Este repositório é uma plataforma essencial para a gestão e compartilhamento de dados científicos e acadêmicos, alinhando-se com as diretrizes e exigências da Fapesp para a gestão de dados.

O processo de alteração, formalizado sob o número 23089.020446/2024-17, reafirma o compromisso da Unifesp com a inovação e a excelência na curadoria de dados. O Domus Dados continuará a oferecer uma plataforma segura e eficiente para a preservação e recuperação de informações científicas.

Os dados armazenados na plataforma são integrados e recuperados por meio do metabuscador da Fapesp, uma ferramenta que facilita o acesso a informações de repositórios científicos de todo o estado de São Paulo. Este metabuscador, lançado em 2020, representa um avanço significativo na acessibilidade e visibilidade dos dados científicos.

“O Domus Dados é essencial para nossa instituição, pois fornece aos pesquisadores um ambiente seguro para armazenar os dados de pesquisa, evitando que os dados sejam dispersos em repositórios externos. Além disso, ao centralizar os dados, fortalecemos o valor da pesquisa, promovemos a colaboração internacional, otimizamos o uso de recursos e ampliamos a visibilidade e o impacto acadêmico da nossa instituição. Essa nova identidade permite que a comunidade possa distinguir o Domus Dados do Repositório Institucional que tem a finalidade de disponibilizar a produção acadêmica, incluindo livros, artigos, teses e dissertações e que já tem seu reconhecimento mais consolidado. O objetivo agora é incentivar os pesquisadores a depositarem seus dados num local institucionalizado ao invés de nuvens privadas, por exemplo, que podem não oferecer segurança e acesso adequados”, afirma a diretora adjunta da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da Unifesp (CRBU), Cristiane de Melo Shirayama.

O Domus Dados está disponível neste link, e mais informações sobre o repositório podem ser encontradas no site da Unifesp.

Para mais detalhes sobre as exigências da Fapesp relacionadas à gestão de dados, clique aqui

Lido 139 vezes Última modificação em Terça, 27 Agosto 2024 15:33