Segunda, 23 Setembro 2024 11:04

Capes aprova doutorado em Análise Ambiental Integrada da Unifesp

A imagem trata de um anúncio relacionado ao Programa Interunidades de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada (PPGAAI) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), destacando a aprovação, pela CAPES, de um novo curso de doutorado.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o curso de doutorado do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Análise Ambientais Integrada (PPGAAI) do Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O resultado foi divulgado no dia 19 de setembro de 2024.

“Essa aprovação é resultado de um longo processo de construção coletiva, iniciado em 2012 com a aprovação do mestrado, fruto de um amplo debate entre os(as) docentes que iriam compor o programa”, destaca a professora Luciana Farias, coordenadora do PPGAAI.

Em abril de 2014, recebeu sua primeira turma de mestrado, com 79 candidaturas para 24 vagas, contando com candidatos(as) de diversas formações. Até julho de 2024, o programa formou 119 mestres, que atuam em diversas áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país.

“Desde o início, o PPGAAI se destacou por seu caráter inovador, adotando orientações múltiplas e aulas conduzidas por diversos(as) docentes, proporcionando uma formação interdisciplinar de alta qualidade”, ela explica.

Atualmente, está estruturado em torno de duas linhas de pesquisa: Dimensões da Sustentabilidade e Padrões e Processos Ambientais, as quais buscam contribuir com a produção de conhecimento para o avanço da reflexão em torno das questões socioambientais, não somente no cenário brasileiro, mas também global, promovendo uma visão integrada a respeito dos desafios socioambientais.

“A conquista do doutorado é um reconhecimento desse trabalho coletivo e do compromisso contínuo com a excelência acadêmica e a transformação socioambiental”, comemora a coordenadora.

O lançamento do edital de ingresso para doutorandos(as) está previsto para sair no início de 2025.

Lido 109 vezes Última modificação em Quinta, 26 Setembro 2024 10:11