Terça, 24 Setembro 2024 10:15

Pesquisa da Unifesp recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2024

A imagem contém o logotipo do Prêmio Capes de Tese 2024 como elemento principal. Ele é composto pelos seguintes detalhes: Um cérebro estilizado formado por formas geométricas em tons de verde e azul. Ao lado direito do cérebro, está escrito "PRÊMIO CAPES DE TESE 2024", com as palavras "PRÊMIO" e "2024" em azul-escuro, "CAPES" em azul-claro, e "DE TESE" em verde. O fundo da imagem é uma iluminação difusa com feixes de luz branca, dando um efeito de luzes de palco ou destaque. No canto superior direito, há a menção "Imagem: upklyak/Freepik", indicando a fonte do design gráfico. A imagem é claramente promocional, destacando o Prêmio Capes de Tese, uma premiação acadêmica no Brasil. A imagem contém o logotipo do Prêmio Capes de Tese 2024 como elemento principal. Ele é composto pelos seguintes detalhes: Um cérebro estilizado formado por formas geométricas em tons de verde e azul. Ao lado direito do cérebro, está escrito "PRÊMIO CAPES DE TESE 2024", com as palavras "PRÊMIO" e "2024" em azul-escuro, "CAPES" em azul-claro, e "DE TESE" em verde. O fundo da imagem é uma iluminação difusa com feixes de luz branca, dando um efeito de luzes de palco ou destaque. No canto superior direito, há a menção "Imagem: upklyak/Freepik", indicando a fonte do design gráfico. A imagem é claramente promocional, destacando o Prêmio Capes de Tese, uma premiação acadêmica no Brasil.

Iniciativa da Capes reconhece as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2023, e a tese do aluno de Ciências Biológicas (Biologia Molecular) Jackson Gabriel Miyamoto é premiada

Por Ellen Cursino

A imagem contém um design com os seguintes elementos: No topo esquerdo, há o logotipo do Prêmio Capes de Tese 2024, que consiste em uma representação gráfica de um cérebro em tons de verde e azul. Ao lado direito, há o logotipo comemorativo dos 30 anos da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). No centro da imagem, em destaque, aparece o seguinte texto dividido em três faixas coloridas: Na faixa verde:

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se destacou mais uma vez no cenário acadêmico nacional. A tese intitulada Caracterização da Diversidade Molecular de Venenos das Serpentes Brasileiras Bothrops cotiara e Crotalus durissus terrificus, do pesquisador Jackson Gabriel Miyamoto, orientada pelo professor Alexandre Keiji Tashima, da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, foi premiada com Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2024, uma das mais importantes condecorações do país para a pesquisa acadêmica.

A premiação, que reconhece os melhores trabalhos de doutorado defendidos em 2023, é concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a Unifesp tem o orgulho de ver mais um de seus trabalhos sendo reconhecido pela excelência e contribuição científica.

O professor Alexandre Keiji Tashima, orientador da tese contemplada, destacou a importância do trabalho desenvolvido: “esse prêmio é um reconhecimento não só do esforço do Jackson Gabriel Miyamoto, mas também de toda a equipe envolvida no projeto. A pesquisa que realizamos na Unifesp foi multidisciplinar e teve o foco em Ciência Básica, mas também resultou na descoberta de novas moléculas bioativas. Os estudos abrem caminhos promissores para novas pesquisas nessa área. Ver esse trabalho sendo reconhecido pela Capes é extremamente gratificante.”

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, professor Fernando Atique, também celebrou a conquista: “a premiação reforça o compromisso da Unifesp com a excelência acadêmica e a relevância das pesquisas realizadas na universidade. O trabalho do professor Tashima e do pesquisador Jackson Gabriel Miyamoto é um exemplo claro de como a ciência produzida aqui pode impactar positivamente diversas áreas do conhecimento.”

O Prêmio Capes de Tese é um dos mais prestigiosos do país e premia anualmente as melhores teses de doutorado em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. O resultado foi divulgado no dia 13 de setembro de 2024, e a cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília no final do ano.

Essa conquista reafirma o papel de liderança da Unifesp no desenvolvimento de pesquisas de alto impacto e sua dedicação em formar profissionais e pesquisadores(as) comprometidos(as) com o avanço do conhecimento e a transformação da sociedade.

Confira aqui o resultado.

Lido 94 vezes Última modificação em Quinta, 26 Setembro 2024 10:11