Quinta, 26 Setembro 2024 10:14

Unifesp participa do projeto internacional PAR-CITY, contemplado pela Fapesp

Estudo analisará sete metrópoles de destaque do norte e sul global

Por Ellen Cursino

A imagem apresenta um logotipo com o nome PAR-CITY. A tipografia é moderna e minimalista, com as letras

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se une ao projeto de pesquisa internacional PAR-CITY, uma iniciativa global que explora como as inovações participativas urbanas estão remodelando a democracia, a governança e a confiança em grandes cidades ao redor do mundo. O projeto, que foi contemplado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), reúne pesquisadores(as) de 21 universidades para analisar sete metrópoles de destaque do norte e sul global: Buenos Aires, Cidade do Cabo, Lyon, Nova York, São Paulo, Toronto e Varsóvia.

No Brasil, a pesquisa será conduzida pela docente da Unifesp, Gabriela de Brelàz, que coordenará as atividades relacionadas ao estudo na cidade de São Paulo. Ela trabalhará ao lado do professor Álvaro Luis dos Santos Pereira, também da Unifesp, que atuará como pesquisador colaborador no projeto.

Segundo a professora Gabriela, o PAR-CITY representa uma oportunidade única de investigação sobre como as cidades podem funcionar como "laboratórios de renovação democrática". Em suas palavras: “O projeto nos permite entender de que forma as inovações participativas estão ajudando a restaurar a confiança nas instituições democráticas, principalmente em contextos urbanos complexos como o de São Paulo, onde será analisada a política de governo aberto da cidade baseada em princípios de transparência, participação cidadã e accountability”.

O professor Álvaro Pereira acrescenta que o estudo abordará questões essenciais para a democracia contemporânea. “Nossa pesquisa buscará compreender o papel das tecnologias digitais e das inovações urbanas na forma como as cidades lidam com a erosão ou fortalecimento da confiança pública. Essa análise será fundamental para propor novos modelos de governança que dialoguem melhor com as demandas atuais da sociedade”, afirma.

O PAR-CITY está sendo liderado por Sam Halvorsen, da Queen Mary, Universidade de Londres, e busca alcançar três principais objetivos: estabelecer a importância das cidades no enfrentamento dos desafios globais relacionados à democracia, governança e confiança; examinar o papel das tecnologias digitais na mediação desses desafios em áreas urbanas; e avançar teorias e modelos sobre governança participativa por meio das inovações urbanas.

O projeto recebeu financiamento de aproximadamente 1,4 milhão de dólares por meio da chamada Trans-Atlantic Platform (T-AP) on Democracy, Governance and Trust, envolvendo agências como ANR, FAPESP, NCN, NRF, NSF e UKRI. Ao longo de três anos, a equipe interdisciplinar produzirá um livro, artigos científicos e uma plataforma digital para disseminar os resultados da pesquisa globalmente.

Para mais informações sobre o PAR-CITY e seu progresso, entre em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Lido 32 vezes Última modificação em Quinta, 26 Setembro 2024 14:30