Quinta, 26 Setembro 2024 13:23

Ações Afirmativas nas Universidades e Homenagem aos 30 anos da Unifesp na abertura do Congresso Acadêmico

A imagem é um convite para um evento, especificamente o 10º Congresso Acadêmico da UNIFESP em 2024.  Elementos visuais:  Fundo: O fundo é composto por círculos concêntricos nas cores verde e amarelo, criando um efeito visual dinâmico e moderno. Texto: O texto principal "10º CONGRESSO ACADÊMICO UNIFESP 2024" está em destaque na parte superior da imagem, com a inscrição "UNIFESP 30 ANOS" logo abaixo, indicando a comemoração dos 30 anos da universidade. Slogan: O slogan "incluir, inovar e fortalecer" destaca os objetivos do evento e a missão da UNIFESP. Chamada: A frase "PARTICIPE!" em destaque convida o público a participar do congresso. Horário: O horário de abertura do evento, às 9h, está indicado no canto superior esquerdo. Logo: O logo da UNIFESP com o número 30, em referência aos 30 anos da instituição, aparece na parte inferior direita. A imagem é um convite para um evento, especificamente o 10º Congresso Acadêmico da UNIFESP em 2024. Elementos visuais: Fundo: O fundo é composto por círculos concêntricos nas cores verde e amarelo, criando um efeito visual dinâmico e moderno. Texto: O texto principal "10º CONGRESSO ACADÊMICO UNIFESP 2024" está em destaque na parte superior da imagem, com a inscrição "UNIFESP 30 ANOS" logo abaixo, indicando a comemoração dos 30 anos da universidade. Slogan: O slogan "incluir, inovar e fortalecer" destaca os objetivos do evento e a missão da UNIFESP. Chamada: A frase "PARTICIPE!" em destaque convida o público a participar do congresso. Horário: O horário de abertura do evento, às 9h, está indicado no canto superior esquerdo. Logo: O logo da UNIFESP com o número 30, em referência aos 30 anos da instituição, aparece na parte inferior direita.

As palestras acontecerão presencialmente e on-line

A imagem é um convite visualmente atraente para o 10º Congresso Acadêmico da UNIFESP, celebrando os 30 anos da instituição e incentivando a participação de toda a comunidade.

Na próxima segunda-feira, 30 de setembro, será realizada a abertura do 10.º Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo, e a organização do evento preparou uma programação especial para este dia.

Prevista para iniciar às 9h, o evento será realizado presencialmente no anfiteatro térreo da reitoria da Unifesp, de acordo com a capacidade de lugares do local. Para quem não puder comparecer, poderá acompanhar pela plataforma do evento.

A abertura terá a participação do Coral da Unifesp, que trará em seu repertório versões de músicas de Chico Buarque.

Em seguida, serão realizadas duas palestras: a primeira, 30 anos da Unifesp, homenageará a história e a trajetória da Universidade; já a segunda, Ações Afirmativas nas Universidades: Lutas, Conquistas e Desafios, abordará o histórico de movimentos sociais na luta por ações afirmativas nas universidades. As discussões em torno desta mesa tem como objetivo avaliar como essas ações têm impactado e ressignificado a configuração das universidades, e os desafios que ainda temos a enfrentar para garantir o direito à educação a todas as pessoas.

A palestrante deste tema será Nilma Lino Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Nilma foi ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Sobre Nilma Lino Gomes

Nilma é estudiosa das áreas de diversidade, cultura e educação, relações étnico-raciais e educação, direitos humanos, políticas educacionais, desigualdades sociais e raciais, movimentos sociais e educação, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro.

Nilma Gomes
Nilma Gomes fará a palestra Ações Afirmativas nas Universidades: Lutas, Conquistas e Desafios

Serviço:
Congresso Acadêmico Unifesp 2024 - Unifesp 30 anos: incluir, inovar e fortalecer
Abertura: 30 de setembro, às 9h
Local: anfiteatro térreo da Reitoria