Perguntas Frequentes

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Afastamentos

Cadastro de Usuário

Cadastro de Viagem

Consulta
Diárias

Execução Financeira

Leis e Decretos

Passagens
Percursos

Prestação de Contas (Sistema)

Prestação de Contas (Proposto)

Publicação
Regulamentos

 Sistema

Tabelas  

 

 

AFASTAMENTOS

1 - Podem ocorrer afastamentos iniciados em sextas-feiras, sábados, domingos e feriados?

2 - E se o servidor tiver necessidade de se afastar por tempo superior ao previsto?

CADASTRO DE USUÁRIO

1 - Como gerar uma nova senha para o usuário que não consegue acessar o sistema?

2 - Como realizar a transferência de um usuário de um órgão para outro?

3 - E possível o acesso ao SCDP sem a indicação do “Órgão Padrão” no cadastro do usuário?

4 - Como e realizada a inclusão de órgão de exercício e de perfis no cadastro de usuário?

5 - Como o SCDP se comporta em relação ao cadastro de usuários?

6 - Ao tentar gerar uma nova senha para o usuário, qual o procedimento deve ser realizado pelo gestor setorial quando o sistema emite a seguinte crítica: “Não é possível alterar informações referente a um órgão diferente do logado”?

7 - Como posso desabilitar um usuário?

 

CADASTRO DE VIAGEM

1 – Como reativar uma PCDP já cancelada?

2 - Como corrigir uma PCDP, erroneamente não aprovada?

3 – Qual o procedimento para a mensagem: "EXISTE OCORRENCIA DE AFASTAMENTO NAO PARALELA COM A VIAGEM", recebida no lançamento inicial de uma viagem ou no momento de prorrogar uma viagem?

4 - Qual o procedimento para a Mensagem: "CODIGO INCORRETO SIAPE E SIORG", quando tento cadastrar uma viagem com o tipo de proposto "convidado"?

5 – Qual o procedimento para a mensagem: “ AV (0001) FAVOR PREENCHER EMITENTE DOC. ORIGEM”, quando tento cadastrar uma viagem de estrangeiro vindo ao Brasil?

6 – Por que é obrigatório o preenchimento do campo "MEIO DE TRANSPORTE", no momento do cadastramento de uma PCDP, somente de DIARIAS?

7 – Qual o procedimento para a Mensagem: “Não é permitida a criação de viagens com esse tipo de proposto para servidores Não APF”?

8 - Qual o ponto de controle que o sistema utiliza para a definição de uma viagem urgente?

9 - Quais são as regras estabelecidas para anexação e desanexação de documentos?

10 – Que percentual deve ser indicado no trecho de retorno, quando a data de chegada a sede e diferente da partida e essa alteração e realizada na etapa da reserva de passagem?

11 - O SCDP permite a criação de um afastamento para o mesmo proposto, no mesmo período e destino, em órgãos diferentes, sendo que um órgão paga a diária e o outro paga a passagem?

12 - Como posso alterar as informações da minha instituição?

13 - Como proceder para emitir o Boletim de Serviço?

 

CONSULTA

1 - Como consultar a situação de uma PCDP?

2 - Como consultar o Órgão do solicitante da PCDP?

3 - Qual o procedimento quando, após a aprovação da prestação de contas pelo proponente, o nome do proposto não consta no menu "CONSULTA" > "SITUACAO DA SOLICITACAO"?

4 - Como verificar se o proposto possui pendencia de prestação de contas?

 

DIÁRIAS

1 - A que se destinam as diárias pagas na administração federal?

2 - Quem faz jus à percepção de diárias?

3 - Quais as situações de deslocamento em que o servidor não faz jus à diária?

4 - Em quais situações é vedada a concessão de diárias?

5 - Quando o servidor terá direito somente à metade do valor da diária?

6 - Quais os casos especiais previstos na legislação?

7 - Qual a autoridade competente para conceder as diárias?

8 - Quais os casos em que somente os Ministros de Estados poderão autorizar as despesas com diárias e passagens?

9 - Em que momento e de que forma é efetuado o pagamento das diárias?

10 - Como proceder caso não sejam utilizadas todas as diárias recebidas?

 

EXECUÇÃO FINANCEIRA

1 - Como cancelar uma execução financeira?

2 - Qual o procedimento para cancelar execução financeira de uma viagem "não realizada"?

3 - Qual o procedimento para a mensagem recebida pelo sistema: "DOMICILIO BANCARIO DO CREDOR INEXISTENTE", quando efetuo execução financeira de uma PCDP?

4 - Qual o procedimento deve ser adotado pelo Coordenador Financeiro, ao tentar emitir uma Ordem Bancaria em que o sistema gera a seguinte mensagem: “Erro de negócio capturado pelo bilhetador: (084) opção não autorizada”?

5 - O ressarcimento das despesas e feito na PCDP cadastrada no SCDP?

6 - Qual a forma de controle de visualização dos empenhos pelo usuário?

 

LEGISLAÇÃO

1 - Quais as exigências legais para cadastramento de uma solicitação de viagem internacional?

 

PASSAGENS

1 - Como providenciar a compra das passagens?

2 - O que deve ser levado em conta quando se tratar de passagem aérea?

 

PERCURSOS/ HORÁRIOS

PRORROGAÇÃO E/OU COMPLEMENTAÇÃO DE VIAGEM

1 - Podem ser alterados percursos ou horários pelo próprio servidor?

2 - Quais os procedimentos para fazer prorrogação e/ou complementação de uma PCDP?

3 - Quando se pode fazer Remarcação ou Solicitação de novo bilhete?

4 - Quais os procedimentos do SOLICITANTE de viagem para fazer remarcação ou solicitação de novo bilhete no SCDP?

5 - Quais os procedimentos do Solicitante de Passagem para fazer remarcação ou solicitação de novo bilhete no SCDP?

6 - Quais os procedimentos do Proponente para aprovar Remarcação ou Solicitação de novo bilhete no SCDP?

7 - Quais os procedimentos na PRESTACAO DE CONTAS para fazer Remarcação ou Solicitação de novo bilhete no SCDP?

8 - Quais os procedimentos de Remarcação ou Solicitação de novo bilhete quando a PCDP não estiver no modulo Prorroga/Complementa?

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Como é realizada a prestação de contas?

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS - Sistema

1 - Como corrigir uma PCDP já encerrada?

2 - Como proceder quando o proposto já viajou sem PCDP e ainda não prestou contas da viagem?

3 - Qual orientação para realizar prestacao de contas de uma viagem, da qual perdeu-se o bilhete de viagem?

4 - Qual o procedimento para a prestacao de contas da PCDP de um "proposto" que retornou de viagem antes da data prevista?

5 - Quais as orientações para executar a “restituição” no modulo prestacao de contas?

6 - Quais as orientações para preencher os campos “Valor a Reembolsar” e “Valor a Devolver”?

7 - Qual o ponto de controle para que a PCDP deixe a condição de prestação de contas pendente?

8 - Como verificar se o proposto possui pendencia de prestação de contas?

 

PUBLICAÇÃO

Há necessidade de publicação dos atos de concessão de diárias?

 

REGULAMENTOS

Quem são os responsáveis no caso de desacordo com os regulamentos?

A concessão de diárias e passagens corre à conta de que órgão?

 

SISTEMA

1 - O que é o SCDP - Sistema de Concessão de Diárias e Passagens?

2 - Quais as principais características do SCDP?

3 - Quais os benefícios trazidos pelo SCDP?

4 - Quais as principais funcionalidades do sistema SCDP?

5 - Como se dá a gestão do Sistema?

6 - Quem são os usuários do Sistema e como é determinado seu perfil?

7 - Quais são os perfis disponíveis e suas respectivas atribuições?

 

TABELAS

1 - Quais são os procedimentos para cadastrar Teto Orçamentário Superior?

2 - Quem está autorizado a alterar Teto Orçamentário Superior no SCDP?

3 - Qual o procedimento para a Mensagem: "TETO INSUFICIENTE", recebida pelo sistema quando tento cadastrar uma viagem?

4 - Qual a diferença entre os tipos de controles do teto orçamentário: por Natureza de Despesa e por Empenho?

5 - Como realizar o cadastro do teto orçamentário?

6 - Quais os procedimentos para cadastrar Empenho no SCDP?

7 - Como se desabilita e edita um empenho já cadastrado?

8 - Como proceder quando os campos Projeto/Atividade e Empenho na opção "Recursos de viagem para diárias e passagens" aparecem em branco ao cadastrar uma viagem?

9 - Quais os procedimentos de cadastramento e habilitação de Agências de Viagem?

10 - Qual o procedimento da agencia de viagem para devolução de uma PCDP?

11 - Qual o procedimento que permite a visualização do empenho no cadastro inicial de um afastamento?

 

AFASTAMENTO

1 - Podem ocorrer afastamentos iniciados em sextas-feiras, sábados, domingos e feriados?

As propostas de concessão de diárias deverão ser expressamente justificadas nas viagens ocorridas nessas datas.

A autorização do pagamento pela autoridade superior configura aceitação da justificativa.

2 - E se o servidor tiver necessidade de se afastar por tempo superior ao previsto?

O servidor terá direito às diárias correspondentes ao período prorrogado, desde que autorizada sua prorrogação.

 

CADASTRO DE USUÁRIO

1 - Como gerar uma nova senha para o usuário que não consegue acessar o sistema?

O usuário deve solicitar ao gestor setorial do seu órgão a geração de nova senha.

2 - Como realizar a transferência de um usuário de um órgão para outro?

O gestor setorial do órgão, a que o usuário pertence, acessa o cadastro do usuário e desmarcar o órgão que tinha sido indicado como “Padrão”. Realizado este procedimento, deve excluir todos os órgãos de exercício cadastrados para o usuário. Feito isso, o cadastro ficara disponível para o gestor setorial da outra Instituição adicionar o novo órgão de lotação, os novos órgãos de exercício e informar qual é o órgão de exercício padrão. Devera, também, atualizar os demais dados cadastrais, tais como e-mail, telefone e perfil do usuário transferido.

Observação: Se o órgão de exercício padrão não estiver marcado, o usuário não conseguirá acessar o SCDP, mesmo se todo o restante do cadastro estiver correto.

3 - É possível o acesso ao SCDP sem a indicação do “Órgão Padrão” no cadastro do usuário?

O usuário deve ter algum órgão registrado como padrão para acessar o SCDP.

O gestor setorial tem de realizar essa indicação por meio do menu “Gestão - Usuário”, informar o CPF ou nome do usuário. Clicar no nome do usuário. Clicar no órgão de exercício que deseja manter como padrão e marcar o box “PADRÃO”.

Observação: A marcação do órgão “Padrão” define automaticamente em qual órgão de exercício o usuário será posicionado a cada acesso ao sistema.

4 - Como é realizada a inclusão de órgão de exercício e de perfis no cadastro de usuário?

O gestor setorial, do órgão que o usuário está cadastrado, deve acessar o menu “GESTÃO > USUÁRIO”, informar o CPF ou o nome do usuário e clicar no botão “PESQUISAR”.

Clicar no nome do usuário.

Clicar no botão “ADICIONAR”, clicar no ícone e selecionar o órgão desejado. Nesse momento, o gestor setorial também poderá adicionar os perfis do usuário naquele órgão, selecionando o perfil e clicando no botão “ADICIONAR”. Clicar no botão “SALVAR”.

5 - Como o SCDP se comporta em relação ao cadastro de usuários?

O usuário habilitado e com órgão de exercício informado, acessa apenas os órgãos de exercício que foi alocado no seu cadastro e é visualizado apenas pelo Gestor Setorial desse órgão.

O usuário desabilitado não consegue acessar o sistema. Apenas o gestor setorial do seu órgão pode habilita-lo novamente.

O usuário habilitado e sem órgão de exercício informado, não consegue acessar o sistema. Entretanto, e visualizado por todos os gestores setoriais. Isso permite que qualquer um deles possa alterar o seu cadastro e informar o seu órgão de exercício.

6 - Ao tentar gerar uma nova senha para o usuário, qual o procedimento deve ser realizado pelo gestor setorial quando o sistema emite a seguinte crítica: “Não é possível alterar informações referente a um órgão diferente do logado”?

O gestor setorial deve verificar no cadastro do usuário se existe a indicação do órgão “Padrão” marcada em um antigo órgão de exercício de atuação do usuário. Feita essa análise, deve-se desmarcar essa indicação, excluir o antigo órgão de exercício e marcar qual a unidade padrão atual do usuário.

7 - Como posso desabilitar um usuário?

O Gestor Setorial pode desabilitar o usuário utilizando a funcionalidade GESTÃO > USUÁRIO e no seu cadastro marcar o campo apropriado.

Desabilitar o usuário significa que ele não pode mais utilizar o SCDP. Ao fazer isso, e conveniente que todos órgãos de exercícios que foram atribuídos a ele sejam excluídos, inclusive o padrão.

Para excluir o órgão padrão e necessário que antes seja desmarcado esse campo. Entretanto, se de fato o que se deseja e excluir o usuário da minha instituição, mas ele continua a trabalhar com o SCDP em outro órgão, não podemos desabilita-lo.

Neste caso, no cadastro do usuário não marcamos o campo “Desabilitar”, apenas excluímos todos os órgãos de exercícios a ele atribuídos, como acima explicado. Feito isso, o seu cadastro fica disponível para outro Gestor Setorial, de outro órgão, fazer a sua inclusão.