COMUNICADOS

REMATRÍCULA - 2º semestre de 2024

Informamos que, conforme calendário divulgado pela ProPGPq, entre 22/07/2024 a 05/08/2024 ocorrerá o processo de rematrícula do 2º semestre de 2024.

Leia mais...

Programa Move La América: publicada a lista de vagas disponíveis

A CAPES divulgou a lista de vagas disponíveis por cada PPG das Instituições Brasileiras

Leia mais...

COMUNICADOS de Parceiros e Agências de Fomento

banner site corona

 capa entreteses

 

Catalogo PPGs jun2015

 

Natura e FAPESP criam centro de pesquisa sobre Bem-Estar em parceria com USP e UNIFESP

A FAPESP e a Natura anunciaram o resultado da chamada de propostas conjunta para a estruturação de um Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano. Foi selecionada a proposta submetida pela professora

Emma Otta, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo: “Positive Psychology and Neuroscience: Translational Research to Promote Well-Being and Human Behavior” (processo FAPESP nº 2014/50282-5) a ser desenvolvida em parceria com a equipe liderada pelo Prof. Orlando A. F. Bueno, do Departamento de Psicobiologia, da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

Investimento em modelo de centro integrado inédito para uma empresa brasileira é de R$ 20 milhões em dez anos

São Paulo, 24 de março de 2015 - Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Natura lançará em 2015 um centro de pesquisa com foco em bem-estar.

O investimento na implantação e na condução do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano é de R$ 20 milhões em dez anos, divididos igualmente entre a Natura e a FAPESP, e com contrapartida equivalente das universidades. A sede do centro será na USP.

O objetivo das pesquisas será a estruturação de uma base sólida de conhecimento para a avaliação e promoção do bem-estar a partir da integração de diferentes áreas do conhecimento, como neurociência, psicologia positiva e psicologia social, ciências da saúde, humanas e sociais aplicadas.

“Este é um modelo único de centro integrado envolvendo uma empresa brasileira para investigar um tema que também é inédito na academia. O projeto está na vanguarda da inovação aberta e demonstra comprometimento de longo prazo da empresa e das instituições envolvidas”, diz Gerson Pinto, vice-presidente de inovação da Natura.

A proposta científica selecionada, divulgada pela FAPESP, foi submetida pela professora Emma Otta, do Instituto de Psicologia da USP. O projeto eleito traz a excelência técnica de um consagrado grupo de mais de 40 cientistas e suas equipes, atuando em áreas de conhecimento complementares em instituições de todo o Brasil, como USP, UNIFESP e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de instituições internacionais como New York University e Washington State University.

 “Multidisciplinar e na fronteira do conhecimento, o novo centro combinará as melhores práticas dos programas Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da FAPESP, para conectar a pesquisa científica com a inovação e transferência de tecnologia”, afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

A Natura, líder do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, tem a promoção do bem-estar como sua razão de ser e estuda internamente o tema. Com o novo centro de pesquisas, vai ampliar sua investigação de padrões culturais e sociais, que posteriormente podem ser aplicados em novos produtos, conceitos e serviços.

O Centro combinará as melhores práticas dos programas Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). O objetivo é desenvolver pesquisas voltadas às áreas de neurociência, psicologia positiva, psicologia social, neuroimagem, neuropsicofisiologia, psicometria, estudos populacionais e longitudinais, modelagem e construção de indicadores matemáticos.

Além de promover investigação científica multidisciplinar e na fronteira do conhecimento, o Centro também tem como missão criar meios efetivos para transferência de tecnologia, educação e disseminação do conhecimento.

A chamada está publicada em:

www.fapesp.br/8309

www.fapesp.br/9340