Quinta, 11 Dezembro 2014 12:20

Reitoria e EFLCH apresentam à Congregação o plano de reformas e continuidade do PDI

O andamento da construção do edifício acadêmico no bairro dos Pimentas também foi abordado

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, o pró-reitor de Planejamento, Esper Cavalheiro e o adjunto da mesma pasta, Pedro Arantes, estiveram na reunião ordinária da congregação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/ Unifesp), ocorrida no último dia 04 de dezembro no campus Guarulhos, para falar sobre o andamento das obras no Pimentas, sobre o Plano Diretor de Infraestrutura (PDInfra) e sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao quinquênio 2016-2020.

Na abertura da reunião, Pedro Arantes falou sobre as obras de construção do edifício acadêmico no bairro dos Pimentas, com entrega prevista para o segundo semestre de 2015, além das reformas necessárias das instalações já existentes. “Esperamos que, até o final de fevereiro, a licitação para contratação da empresa de reforma esteja concluída”. Após a contratação da empresa, será elaborado um anteprojeto que, em conjunto com a comunidade acadêmica local, definirá as necessidades de cada departamento para então dar início às obras, previstas para durarem cinco meses. Sobre o PDInfra, Arantes explicou que a licitação está em vias de ser iniciada.

Soraya Smaili falou sobre o trabalho feito pela gestão no que diz respeito à infraestrutura. Segundo ela, dentro das 75 vagas de concursos públicos, abertas desde 2013, às de Engenheiro e Arquiteto foram destinadas aos campi, contribuindo assim com o planejamento de cada um deles. “Estamos apenas iniciando os trabalhos de reestruturação dos campi”, disse a reitora.

Referente às moradias estudantis, Soraya esclareceu que o Instituto de Arquitetos do Brasil, por meio de licitação, foi contratado para a elaboração de oito concursos de seleção de projetos de moradia, um para cada campus, mesmo para os campi ainda em projeto. Sobre as creches, o diretor acadêmico da EFLCH/ Unifesp, Daniel Vazquez explicou que, devido ao acordo de cooperação entre a Unifesp e a Prefeitura de Guarulhos, a universidade será contemplada com vagas em pelo menos uma das 12 creches que estão sendo construídas pelo órgão municipal.

Em sua fala, Esper Cavalheiro deu detalhes a respeito da elaboração do PDI 2016-2020. “Concluímos a revisão do PDI atual e estamos iniciando a elaboração do próximo e, para isso, precisamos receber a devolução dos kits até 15 de março de 2015”. Os kits citados pelo pró-reitor foram enviados a toda a comunidade no mês de setembro, contendo questionários referentes às estruturas atuais e abrindo espaço para a inclusão das demandas e necessidade de cada setor e campi. “É importante que vocês nos mostrem quais são as suas demandas”, concluiu Cavalheiro.

Lido 9676 vezes Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 15:00