Quarta, 02 Setembro 2015 12:23

Democratização nas universidades é debatida em audiência pública na Unifesp

Paridade nas eleições e representação em conselhos foram o tema central do evento

IMG 6400 portal

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através de um mais um evento do Fórum em Defesa da Educação Superior Pública, realizou na última segunda-feira (31) uma audiência pública para colocar em pauta as diversas experiências de democratização nas universidades, principalmente sobre a paridade, reivindicação histórica da comunidade acadêmica da Unifesp.

Na ocasião estiveram presentes a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, o vice-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Álvaro Penteado Costa e o assessor da reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marco Antonio Zabotto.

A audiência foi aberta pela apresentação dos sistemas de eleições para dirigentes e de representação nos colegiados em cada uma das universidades. “A autonomia universitária passa pela liberdade das instituições em definirem a composição de suas estruturas de representação e de deliberação. Os artigos da LDB da Educação que disciplinam a composição dos conselhos em 70% de docentes certamente devem ser rediscutidos e essa ação necessita de articulação dos diversos setores universitários”, afirmou o reitor da UFRJ, Roberto Leher. Diante das experiências apresentadas, o debate foi aberto para a comunidade apresentar suas visões e questões sobre o assunto.

IMG 6352 portalIMG 6391 portal

A Unifesp procurou trazer para o debate experiências diferentes das que a instituição vive atualmente, com a finalidade de avançar no conceito e fundamentar melhor as discussões internas sobre a revisão do Estatuto. “Nós buscamos trazer experiências que já são de longa data, como a da UFRJ, a UFSCar e também a Unicamp. Discutir a paridade foi nosso compromisso de campanha e queremos que ela seja uma conquista consciente de nossa comunidade”, explica Soraya Smaili, reitora da Unifesp.

Lido 8461 vezes Última modificação em Terça, 13 Outubro 2015 13:52