Sexta, 23 Dezembro 2016 10:20

Reitoria assina convênio com a Prefeitura de São Paulo para ações no ensino em saúde

Termo viabiliza a reordenação na oferta de estágios, cursos de graduação e residências em saúde

Por Antonio Saturnino

Coapes1

Na manhã do dia 23 de dezembro, a Unifesp firmou com a Prefeitura de São Paulo um Contrato de Organização de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes). Na ocasião, assinaram o termo a reitora Soraya Smaili, o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, e a coordenadora da Escola Municipal da Saúde, Ana Lúcia Pereira.

Com esse acordo, a Secretaria Municipal de Saúde viabilizará a reordenação da oferta de estágios, cursos de graduação e residências em saúde, garantindo estrutura de serviços. O convênio também exige o compromisso de ambas as partes com a formação de estudantes e trabalhadores de saúde, elaborar anualmente planos de atividades, acompanhar as deliberações dos comitês municipal e regional do Coapes, contribuir na gestão dos serviços de saúde, promover atividades de ensino, extensão e pesquisa, além de contribuir com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outros.

"A Unifesp foi uma das primeiras universidades públicas a assinar e isso é um grande avanço na área de estágios para nossos estudantes junto à rede pública", comemora Soraya.

O Coapes é um mecanismo do Programa Mais Médicos que permite aos municípios fazerem parcerias de residência na rede SUS, o que possibilita disciplinar a relação da rede com as instituições de ensino, com transparência nas contrapartidas.

Coapes2
Da esquerda para a direita: Soraya Smaili, Alexandre Padilha e Ana Lucia Pereira

Lido 10868 vezes Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2017 13:40