Segunda, 04 Junho 2018 15:43

Reitora da Unifesp participa do IV Encontro Internacional do Universia

Com o slogan Universidade, Sociedade e Futuro, evento ocorreu na Espanha

EncontroUniversiaSalamanca 6PORTAL

O IV Encontro Internacional de Reitores Universia ocorreu entre os dias 20 e 22 de maio, na Universidade de Salamanca (Espanha), e reuniu mais de 600 reitores de 26 países, em especial de países Iberoamericanos. Estiveram presentes também diversos políticos e chefes de Estado, dentre eles, os presidentes da Espanha e Portugal, bem como o Rei da Espanha. O grupo celebrou também os 800 anos da Universidade de Salamanca, a primeira universidade do mundo Ibérico. Foram debatidos os temas da educação superior em um mundo digital, a pesquisa e o desenvolvimento, bem como a contribuição das universidades para o desenvolvimento social e territorial.

Os três eixos do encontro abordaram os seguintes temas: formar e aprender em um mundo digital; investigar na universidade, um paradigma em revisão?; e a contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, realizou uma apresentação no eixo 1, sobre formar e aprender em um mundo digital, onde abordou e debateu o tema da “Avaliação da educação online como garantia de transparência”. Para a reitora, o encontro foi extremamente proveitoso, devido aos muitos intercâmbios, mas principalmente por conta da reafirmação do papel da universidade na atualidade, na formação das sociedades e no desenvolvimento dos países.

EncontroUniversiaSalamanca 1PORTAL EncontroUniversiaSalamanca 2PORTAL
Soraya Smaili com Marco Antonio Zago, secretário da Saúde de São Paulo e ex-reitor da USP, e Don Ignacio Verdugor, ex-reitor da Universidade de Salamanca, e Sandro Roberto Valentini, reitor da Unesp (foto à esquerda) e com as reitoras Márcia Abrahão Moura, da UnB, e Lúcia Campos Pellanda, da UFCSPA (à direita)

Ao final do encontro foi divulgada a “Declaração de Salamanca”, que contém a síntese dos temas abordados com o objetivo de preparar e mostrar que a universidade está preparada para os desafios da sociedade do século XXI. A declaração reforça pontos como a flexibilização dos métodos de ensino, o fortalecimento das parcerias com diferentes setores, a pesquisa colaborativa e interdisciplinar e a responsabilidade das universidades para a transformação da vida e da pessoa humana.

“As universidades estão prontas para assumir todos estes desafios, porque são capazes de ensinar e aprender todo o tempo e de se autoavaliar. Com isso, podemos assumir o papel central no desenvolvimento da vida e das sociedades, como bem salientaram todos os chefes de Estados presentes, bem como o reitor de Salamanca, que simboliza toda essa capacidade, demonstrada em sua existência de oito séculos”, complementou a reitora.

EncontroUniversiaSalamanca 4PORTAL

Os principais vídeos do encontro podem ser acessados aqui.

Lido 6577 vezes Última modificação em Quinta, 03 Janeiro 2019 13:34