Segunda, 30 Setembro 2019 09:08

Unifesp é homenageada na Câmara Municipal de São Paulo

Sessão solene, presidida pelo vereador Eduardo Suplicy, celebrou os 25 anos da instituição

Por Paula Garcia

MG 7877

Por iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, que tem como presidente o vereador Eliseu Gabriel, a Unifesp foi homenageada pelos seus 25 anos em sessão solene ocorrida na quinta-feira (26/09).

Compuseram a mesa de abertura os vereadores Juliana Cardoso, Gilberto Natalini e Eduardo Suplicy (presidente da sessão), a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, o vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass, o ex-reitor da Unifesp (2008-2009), Marcos Pacheco de Toledo Ferraz, o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Dácio Matheus, e a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marimélia Porcionatto.

A solenidade teve início com a leitura das manifestações enviadas por autoridades do Estado de São Paulo, parabenizando a instituição por sua trajetória e importância para a sociedade. Logo em seguida, Natalini fez uso da palavra afirmando estar em um duplo papel, como vereador, em nome da população para homenagear a Unifesp, e como ex-discente, relembrando sua trajetória no início dos anos 1970 na Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), e como a universidade o formou não apenas como médico. “Com todos aqueles professores eu aprendi a ser gente, aprendi medicina e também a ter ética, a respeitar o meu semelhante, a ter amor pelas pessoas. Também aprendi política, sendo preso várias vezes lutando pela escola pública e gratuita”, recordou.

Após parabenizações e cumprimentos dos demais membros da mesa, Soraya Smaili saudou os presentes na cerimônia, agradeceu aos membros da Câmara, em nome da Unifesp, pela honrada homenagem, e em seguida discursou sobre os 25 anos da universidade. “A Unifesp passou por uma infância significativa, com a responsabilidade de carregar a história e a tradição da Escola Paulista de Medicina. Em 2004, com cinco mil estudantes, partiu para sua adolescência em um momento de expansão e crescimento, e não se contentou em crescer pouco. Hoje chegamos a juventude, aos 25 anos de uma universidade que se mostra mais madura e preparada, que conquistou e afirmou sua autonomia. É forte, mesmo enfrentando os problemas que estamos vivendo, de notícias falaciosas e de ataques ao papel das universidades, mas também em um momento de unidade em torno deste que é um patrimônio da nação. Nós temos um sonho, nós temos um projeto e vamos continuar”, finalizou emocionada.

camara homenagem19 1

Continuando as homenagens, a ex-aluna de graduação e hoje mestra Letícia Moreira Viesba, a servidora aposentada Andreia Reis Pereira Meleti e o médico residente Lucas Leite Cunha deram seus depoimentos a respeito da importância da Unifesp em suas vidas, para além do campo do ensino.

Finalizando a sessão, Suplicy classificou como extremamente significativa a comemoração dos 25 anos da instituição no atual contexto das universidades públicas e assegurou que todo o investimento na educação retorna para a sociedade em forma de conhecimento e pesquisa. “As universidades precisam ser reconhecidas por desempenhar importantes papéis para o desenvolvimento humano e sustentável na sociedade contemporânea. Possuem a missão de não apenas possibilitar aos alunos a obtenção de um diploma, de um emprego, de uma remuneração satisfatória, mas devem ser capazes de reproduzir novos conhecimentos, aplicá-los à realidade social, devendo contribuir na solução dos problemas da sociedade”, explicou.

Além dos participantes citados, estiveram presentes na solenidade Rudy El Azzi, cônsul geral do Líbano em São Paulo, Marta Colabone, gerente de ensino do Serviço Social do Comércio (Sesc), José Roberto Ferraro, superintendente do Hospital Universitário (HSP/HU/Unifesp), Jair Chagas, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp), Hélio Egydio Nogueira, ex-reitor da Unifesp (1995-2003), os vereadores Gilberto Nascimento Junior e Eliseu Gabriel, os presidentes da Adunifesp e do Sintunifesp e também os pró-reitores, diretores, estudantes e servidores da universidade.

camara homenagem19 2
Gilberto Natalini, Marcos Pacheco de Toledo Ferraz, Marimélia Porcionatto, Eduardo Suplicy, Soraya Smaili, Nelson Sass e Dácio Matheus.

Fotos: Alex Reipert

Lido 8343 vezes Última modificação em Sexta, 08 Novembro 2019 17:19