Quarta, 23 Dezembro 2020 17:59

Mensagem sobre o processo eleitoral para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da Unifesp - mandato 2021-2025

Na sexta-feira, dia 18/12/20, foi encerrada a consulta à comunidade Unifesp, organizada pelas entidades como uma etapa constitutiva da participação democrática da comunidade no processo de escolha de reitor(a) e vice-reitor(a). Trata-se de um momento em que as candidaturas podem apresentar seus programas e propostas para a escolha dos técnicos-administrativos(as), estudantes e docentes que podem votar e manifestar a sua escolha.

Nossa universidade tem uma tradição de respeito às consultas, tanto para o cargo de reitor, como para as diretorias, desde a criação da Unifesp em 1994. A partir da consulta prévia, é realizada a sessão do Conselho Universitário, Colégio Eleitoral, que, por força de lei, é composto por no mínimo de 70% de docentes, que deve votar para a constituição da lista tríplice. Em seguida, as universidades enviam a lista tríplice para o Ministério da Educação (MEC) e, após análise, este envia para nomeação pelo Presidente da República.

No próximo dia 26 de janeiro, o Consu da Unifesp deverá elaborar a lista tríplice para o cargo de reitor, a partir de inscrições realizadas nos dias 17 e 18 de janeiro. A eleição no Consu, ocorrerá em escrutínio único, de forma aberta, sendo o voto declarado em chamada conduzida pelo(a) presidente da Comissão Eleitoral e transmitida pela internet.

A consulta prévia foi conduzida pela Comissão de Organização da Consulta (COC), que é composta por membros das entidades de classe da Unifesp: Adunifesp, Sintunifesp, APG, Amerepam, Aremulti e DCE, processo que ocorreu conforme as normativas e prazos estabelecidos, com apoio técnico da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e contando com a divulgação pelo Departamento de Comunicação Institucional (DCI).

A toda a comunidade agradecemos pela participação, à COC e entidades, pela organização, e à STI e DCI pelo apoio fundamental.

Agradecemos às três chapas concorrentes e seus/suas candidatos(as) e parabenizamos a chapa eleita: Chapa 1 - Fazemos Unifesp, com Prof. Nelson Sass, reitor, e Prof.ª Raiane, vice-reitora.

Nos últimos dois anos, várias nomeações não consideraram a ordem da lista tríplice, levando ao não cumprimento do desejo da comunidade, expresso nas consultas. Seguiremos para o colégio eleitoral buscando um desfecho representativo do desejo manifestado pela comunidade, o que ocorrerá no Consu do dia 26/01/2021.

Aproveitamos para desejar um ótimo natal e um ano de 2021 com saúde, força e coragem para continuarmos realizando e transformando a Unifesp.

Reitoria Unifesp
23/12/2020