Segunda, 05 Dezembro 2022 11:04

Prograd participa do Seminário Impactos da Pandemia no Ensino de Graduação

As demais instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo também estiveram presentes

Na quarta-feira, 30 de novembro, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), representada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), marcou presença no evento Impactos da Pandemia no Ensino de Graduação, realizado em Campinas, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O seminário híbrido organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, por meio do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)2, em conjunto com outras universidades, contou com a participação, além da Unifesp e da Unicamp, das Universidades Federais do ABC (UFABC) e de São Carlos (Ufscar), da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Centro Paula Souza.

O evento contou com apresentações de trabalhos de bolsistas de Iniciação Científica da Unicamp que pesquisaram os impactos da pandemia, assim como mesas de compartilhamento das experiências, nas quais foram apresentadas as avaliações de cada instituição sobre os problemas enfrentados com a covid-19, tal como as estratégias usadas por cada uma para tentar superá-los.

A Unifesp participou da Mesa 4, apresentando alguns dados da gestão, incluindo os questionários socioeconômicos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), dados do Portal de Indicadores e levantamentos realizados pela Coordenadoria de Avaliação da Prograd além de ilustrar alguns programas e projetos utilizados durante a pandemia para mitigar seus efeitos, entre os quais Vivendo em Tempos de Quarentena, Rede de Apoio Docente (RAD) e o Plano Emergencial para Permanência Estudantil.

A Prograd foi representada, no evento, pela sua coordenadora de Desenvolvimento Docente, Marilena Aparecida de Souza Rosalen. “O evento mostrou-se uma rica experiência não só para conhecermos e compartilharmos as experiências do período com as demais instituições como de reconhecermos as similaridades, desafios, propostas e necessidades de diagnósticos, discussões e ações futuras que a graduação das instituições públicas do estado de São Paulo enfrenta e enfrentará. Fortaleceu também a ideia de trabalho e cooperação em rede dessas instituições, já semeado com a criação da Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES), para juntos/juntas/juntes superarmos os desafios vivenciados e vindouros”, comentou Rosalen.

Para os/as interessados/as, é possível assistir aos vídeos do evento, disponibilizados no canal do Youtube da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp. A participação da Unifesp pode ser conferida, a partir dos 02:04:22 do vídeo Impactos da pandemia no Ensino de Graduação - Dia 2 - Tarde - Auditório Raízes.

As demais apresentações também poderão ser conferidas nos links abaixo:

Lido 1725 vezes Última modificação em Sexta, 30 Dezembro 2022 17:43