Quinta, 08 Dezembro 2022 17:20

Nota sobre Orçamento e Permanência Estudantil - 8/12/2022

Após atuação da gestão da Unifesp, do conjunto de universidades federais, da Andifes, das diversas entidades e de toda comunidade universitária, trazemos novas informações a nossa comunidade sobre os bloqueios e restrições financeiras:

1. Na data de hoje, as 12h05, a Unifesp recebeu repasse financeiro do MEC para pagamento da Folha referente aos auxílios PAPE do mês de dezembro. O valor liberado é suficiente para pagamento dos auxílios de todos os perfis de vulnerabilidade socioeconômica. O pagamento dos auxílios emergenciais do Campus Zona Leste e Promisaes de dezembro também foram realizados.

2. Recebemos ainda R$ 79.606,98 (setenta e nove mil seiscentos e seis reais e noventa e oito centavos) para pagamento de Restaurante Universitário, o que corresponde cerca de 10% do total devido aos nossos RUs no momento, que ultrapassa R$ 700.000,00 (setecentos mil reais).

3. Continuamos sem recursos financeiros para as demais despesas, entre elas:

a. Bolsas de Iniciação científica (editais Unifesp)
b. Bolsas de Monitoria
c. Bolsas de Extensão
d. Contratos continuados terceirizados
e. Concessionárias (energia elétrica, água e esgoto, gás, internet)
f. Contratos de manutenção e obras
g. Saldo da despesa de Restaurante Universitários

Os recursos foram imediatamente enviados ao banco para pagamento dos auxílios PAPE. Considerando os trâmites bancários deve ser creditado no dia de amanhã nas contas dos(as) estudantes.

Informamos ainda que manteremos a gratuidade das refeições aos(às) estudantes do perfil de I e II do Pape até o dia de amanhã (09/12). A partir de segunda feira, dia 12 de dezembro, todos(as) estudantes da graduação voltarão a pagar R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) por refeição.

Infelizmente até o momento não há novas informações sobre as bolsas CAPES referentes aos(às) alunos(as) de Pós-Graduação, nem sobre projeções a respeito das bolsas dos diversos programas de residência.

Continuamos atuando político-tecnicamente em ação conjunta com a rede das Ifes junto ao governo federal, parlamentares e órgãos de controle para que a situação seja revertida o mais breve possível. Mantemos nosso compromisso de transparência e participação da comunidade na atuação coletiva para recomposição do orçamento para as universidades federais.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Pró-Reitoria de Administração