Quarta, 19 Julho 2023 08:56

Unifesp participa de missão acadêmica na China

Objetivo da missão foi a realização de diplomacia acadêmica para fortalecer o acordo bilateral Brasil-China, que completará 50 anos em 2024

Por José Luiz Guerra

Grupo de reitores(as) das universidades que integram o GCUB (Créditos: Divulgação)
Grupo de reitores(as) das universidades que integram o GCUB (imagem: Divulgação)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) participou da III Missão Acadêmica à China, promovida pela Universidade de Hebei (HNU) e organizada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a instituição é associada. Ao todo, 19 universidades brasileiras integraram a missão, sendo a Unifesp, representada pela reitora, Raiane Assumpção, a única do Estado de São Paulo. A jornada foi realizada entre 23/6 e 8/7 e teve como objetivo fortalecer o acordo bilateral Brasil-China, que completará 50 anos em 2024, por meio de ações acadêmico-científicas.

A missão foi recebida pelo vice-cônsul geral do Consulado do Brasil em Shanghai, José Roberto de Andrade Filho, e visitou, ao longo do período, universidades chinesas em quatro províncias - Shanghai, Hangzhou, Hebei e Beijing -, a Embaixada do Brasil na China, o Centro de Língua e Cultura Chinesa e o Ministério da Educação da China. Os encontros contaram com a participação de reitores(as) e representantes das faculdades e institutos de cada província.

No âmbito geral, foi discutido entre as instituições integrantes do GCUB, representantes de órgãos governamentais e universidades chinesas a possibilidade de colaboração bilateral para ensino da cultura e língua, mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, realização de pós-graduação com dupla titulação (cotutela) e realização de pesquisa conjunta em áreas estratégicas, como energia renovável, transporte, industrialização, tecnologia marítima, agricultura familiar, relações internacionais, administração e finanças.

Entre as ações específicas da Unifesp, a reitora, Raiane Assumpção, destaca a assinatura de memorando de intenções com a Hebei Normal University, visando estabelecer cooperação para o ensino de Língua e Cultura Chinesa, ensino de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, implementação de programas de intercâmbio para estudantes de graduação, pós-graduação e docentes, troca de materiais educacionais e elaboração conjunta de publicações, além da organização de eventos e conferências acadêmicas.

O relatório completo da missão esta disponível neste link.

Lido 1352 vezes Última modificação em Quinta, 27 Junho 2024 13:29