Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Alunos do curso de empreendedorismo solidário recebem certificados

Aulas, ministradas no Campus Diadema, integram Projeto de Economia Solidária da Unifesp

Foi realizada em agosto, no auditório da Unidade José Alencar do Campus Diadema, entrega dos certificados de participação no curso de extensão Qualidade e Produtos Funcionais nos Serviços de Alimentação. Os membros da Associação de Churrasqueiros de Diadema (Unichurras) e da Associação de Tapioqueiros de Diadema foram o público alvo do curso.

As aulas abordaram temas como qualidade de serviços, marketing, microbiologia de alimentos, higiene e alimentos funcionais. O curso integra o projeto de extensão denominado Integração Técnico-Científica da Unifesp com Empreendimentos Solidários de Diadema para Melhoria da Qualidade e Desenvolvimento de Produtos Funcionais, coordenado pelo professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Classius Ferreira da Silva, com a colaboração dos docentes Anna Cecília Venturini, Cristiana Maria Pedroso Yoshida, Fabiana Perrechil Bonsanto, Patrícia Santos Lopes e Rogério Scabim Morano.

Segundo Ferreira, o projeto em si possui ações um pouco mais amplas, que englobam pesquisa de mercado consumidor de tapiocas e churrasqueiros, análises microbiológicas, avaliações estruturais dos pontos de venda, análises sensoriais dos alimentos comercializados por estas associações, além do desenvolvimento de churrasco e tapiocas funcionais. “Os alimentos funcionais foram elaborados por alunos bolsistas do projeto e por alunos que cursaram a unidade curricular de Alimentos Funcionais do curso de graduação de Farmácia do Campus Diadema. Embora seja de curta duração e financiado pelo CNPq, pretende-se estender as ações nos próximos meses. No segundo semestre deste ano, serão realizadas as mesmas atividades com os membros da Associação dos Vendedores de Produtos de Milho e Derivados de Diadema”, confirma o professor.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com as presenças da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Florianita Coelho Braga Campos, do diretor acadêmico do campus, João Alexandrino, e do representante da Casa da Economia Solidária de Diadema , George Winnick.

Sobre o Projeto de Economia Solidária da Unifesp

Diadema, assim como a maioria das grandes cidades, apresenta uma grande oferta de comércio de alimentos em suas ruas, sobretudo nas regiões de grande afluência de pessoas. No município, especificamente, essa modalidade de comércio tem sido cada vez mais organizada devido às políticas públicas municipais dos últimos governos. Assim, em dezembro de 2014, Diadema implanta uma incubadora de empreendimentos solidários denominada Casa da Economia Solidária de Diadema. Dentre os empreendimentos incubados, tem-se a Associação de Churrasqueiros de Diadema e a Associação de Tapioqueiros de Diadema. Tais associações merecem destaque na cidade pelo grande número de associados (empreendedores solidários) e pela tradição e trajetória dessas. No projeto Integração Técnico-Científica da Unifesp com Empreendimentos Solidários de Diadema para Melhoria da Qualidade e Desenvolvimento de Produtos Funcionais, optou-se por trabalhar inicialmente com estes vendedores de churrasco e tapioca das ruas.

EconomiaSolidaria4