Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Assinado contrato para início das obras no Campus Diadema da Unifesp

Edifício de Acesso e Central de Utilidades devem ser concluídos em dois anos

Por Valquíria Carnaúba

Na segunda-feira (17/10), representantes da Reitoria da Unifesp assinaram contrato para início das obras no Edifício de Acesso do Complexo Didático (Campus Diadema - Unidade José de Alencar). A construtora responsável pela edificação vai iniciar suas intervenções ainda no mês de outubro, preparando a área para a construção. Serão 12 mil m² que comportarão 24 salas de aula, restaurante universitário, secretarias acadêmicas, cantina, livraria e outras estruturas.

IMG 7350

Diretor do Campus Diadema, João Alexandrino, e reitora da Unifesp, Soraya Smaili.

IMG 7380

João Alexandrino, diretor do campus, entende que essa primeira obra carrega um simbolismo por ter, de certa forma, unido o campus e as equipes técnicas da Reitoria em prol da ideia de concentração do campus em uma área central. “Estamos dando o primeiro passo para um sonho. Lutaremos para concretizar os demais prédios”.

O pró-reitor adjunto de Planejamento, Pedro Arantes, reforçou que a assinatura envolve a ordem de início das obras, ou seja, o prazo para sua execução, que começa a contar a partir da presente data. “Estipulamos que a entrega do edifício pronto deva ocorrer daqui a dois anos. A preparação do terreno será feita durante o presente ano letivo e, no período de recesso, é que começa a entrada dos equipamentos para a efetivação das obras. As atividades serão realocadas, a partir de então, para a continuidade da execução desse edifício”.

IMG 7393

IMG 7325

Áreas verdes do Complexo Didático serão preservadas.

A diretora do Escritório Técnico de Apoio à Gestão e Assuntos Estratégicos (Etagae) e gestora do contrato, Tania Mara Francisco, comemora a conquista e ressalta que a empresa contratada é a mesma responsável pelas obras do Hospital Universitário (HU II). “Atuarei pela gestão mais eficiente possível do contrato, contando com a colaboração de toda a equipe do campus”.

Na ocasião, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, afirmou que o projeto executivo, incluindo as obras na biblioteca, no teatro e no Bloco Norte, está praticamente finalizado, conforme maquete que o ilustra. “A partir desse projeto, licitamos a obra do Edifício de Acesso, no qual unificaremos todas as salas de aula e atividades de graduação. Avançaremos muito, pois teremos futuramente um ambiente propício à convivência universitária”, comemora. Soraya pontua ainda que as atividades acadêmicas no local não serão paralisadas.

Estavam também presentes na reunião o vice-diretor do campus, João Comassetto, e a diretora administrativa do Campus Diadema, Sinara Farago.

maquete eletrônica ed. acesso interna

maquete eletrônica ed. acesso externa

Representação do futuro Edifício de Acesso (perspectivas interna e externa) em maquete eletrônica.

PDInfra Campus Diadema

Em reuniões realizadas nas Unidades José de Filippi e José de Alencar, em setembro deste ano, representantes da reitoria, juntamente à diretoria do campus, apresentaram à comunidade acadêmica os resultados do estudo de passivo ambiental referente à Fase 1 do Plano Diretor de Infraestrutura (PDInfra) do campus. Essa etapa de expansão contempla a execução de três prédios que atendam demandas previstas no PDInfra, e os critérios de sustentabilidade ambiental: Bloco de Acesso, Biblioteca e Teatro e Bloco Norte.