Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Campus Diadema realiza seminário sobre financiamento da saúde pública

Evento foi marcado por debate sobre temas como financiamento do SUS e inovação tecnológica

Valquíria Carnaúba

O Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou, neste sábado (19/11), o seminário “O SUS em Questão – O Financiamento da Saúde Pública, Demandas Setoriais e Locais”. A abertura, precedida por uma apresentação de pôsteres, contou com a presença do diretor acadêmico do Campus Diadema, professor João Miguel de Barros Alexandrino, e da professora Ligia Azzalis, coordenadora da Câmara de Extensão de Diadema.

O evento, organizado pela professora do Departamento de Ciências Biológicas (ICAQF/Unifesp), Cláudia Fegadolli, trata-se de uma ação do projeto de extensão denominado ¨Comprimidos", desenvolvido em componentes curriculares da Unidade Curricular (UC) Farmácia Social - coordenada pela professora Solange Nappo. Colaboram também com a UC e o projeto as professoras Daniela Oliveira de Melo e Márcia Terezinha Lonardoni Crozatti.

O público estimado do seminário foi de cerca de 100 pessoas. “Houve intensa participação e interesse de estudantes, e teve como característica diferenciada a participação de movimentos sociais organizados de Diadema, como o Conselho Popular de Saúde e do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)”, conta a professora Cláudia.

Foram abordados temas que envolvem a saúde pública, como as implicações da PEC 241/2016 (PEC 55), acesso a medicamentos, doenças raras, inovação tecnológica e produção de medicamentos no sistema público de saúde. Para a abordagem desses assuntos, foram convidados a professora do Departamento de Prática em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Marilia Louvison, o Conselho Popular de Saúde de Diadema, bem como estudantes do curso de Farmácia da Unifesp.