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Unifesp e Prefeitura de Diadema discutem início das obras do campus

Projetos serão apresentados no primeiro semestre de 2016

A Prefeitura de Diadema recebeu nessa terça-feira, 16 de fevereiro, o Pró-Reitor Adjunto de Planejamento da Unifesp, Pedro Arantes, e o diretor do Campus Diadema, João Alexandrino, para discutir a finalização das aprovações para início das obras dos novos prédios do campus. Foi também reiterado o interesse da Unifesp por terreno municipal ao lado da Unidade José Alencar para moradia estudantil.  
 
Os prédios do novo campus estão em finalização de projeto e serão construídos para abrigar adequadamente os atuais cursos de graduação do campus (Engenharia Química, Química, Química Industrial, Farmácia, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências) laboratórios de ensino, pesquisa, biblioteca e auditório. O primeiro prédio a ter as obras iniciadas será o de acesso ao campus, com salas de aula, laboratórios de informática e restaurante universitário. O projeto, que está em fase de análise final pela prefeitura, envolve as áreas de Habitação, Meio Ambiente, Obras e Transportes. Com as aprovações concluídas, a Unifesp produzirá maquetes e imagens digitais do novo Complexo Universitário, que serão apresentados para os alunos e para a população ainda nesse primeiro semestre de 2016.
 
A Unifesp solicitou o apoio da prefeitura para firmar parcerias com as empresas da área química e farmacêutica da cidade, para além de consolidar ações conjuntas já existentes nas áreas da educação, ambiente e saúde. “Podemos criar em Diadema um polo de ensino, pesquisa científica e inovação. A cidade ganha com a formação de profissionais qualificados. Queremos discutir propostas de parcerias com a sociedade civil, o setor público e empresas”, pontuou Arantes. Ele conclui que isso é importante também devido ao momento atual de crise em que é preciso juntar esforços e recursos para implementar projetos socialmente relevantes para o país.

UNIFESP publica seu Plano de Logística Sustentável

O Departamento de Gestão e Segurança Ambiental da Universidade Federal de São Paulo (DGA-UNIFESP), seguindo a orientação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, apresenta a toda a comunidade acadêmica o seu Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS-UNIFESP).

O PLS-UNIFESP foi elaborado por uma Comissão Gestora (Portaria nº 4.444, de 12 dezembro de 2014), composta por servidores de todos oscampi, da Reitoria e do Hospital. Com o intuito de estabelecer uma ferramenta efetiva de planejamento da sustentabilidade, o PLS-UNIFESP apresenta objetivos e responsabilidades, incluindo definição de ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, possibilitando à UNIFESP a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

Participe você também! Procure pelo membro da Comissão Gestora presente em seucampuspara obter mais informações e ajude a construir uma UNIFESP mais sustentável!

Acesse o PLS-UNIFESP clicando aqui.

Grupo Quimicando com a Ciência realiza 1ª Feira das Profissões

Encontro aconteceu em escola com vulnerabilidade socioambiental de São Bernardo do Campo

No último dia 06/10, o grupo Quimicando com a Ciência, do Campus Diadema da Unifesp, realizou a 1ª Feira das Profissões na escola Estadual Donato Bassani, localizada na região pós-balsa do distrito do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo.

O encontro foi coordenado pela estudante Fernanda Romero, do curso de Ciências Ambientais, juntamente com outros alunos do campus e da Universidade Federal do ABC, além de contar com a participação do grêmio estudantil e de funcionários da escola.

“De uma forma geral, a escolha da profissão é um desafio para todos, mas é particularmente difícil para estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioambiental, como é o caso da maioria dos que estudam nessa escola”, relata a professora e coordenadora do grupo, Luciana Aparecida Farias.

Devido às características do seu entorno, a escola enfrenta circunstâncias adversas para a inserção social e desenvolvimento pessoal dos estudantes, sendo comum os mesmos apresentarem baixa autoestima e falta de perspectivas profissionais.

De acordo com a professora, foi pensando nessa questão que o evento foi elaborado. “Com isso, além de conhecerem uma opção de ensino público próximo da onde residem, eles puderam refletir com os estudantes de graduação a respeito das possibilidades e dificuldades de se cursar uma universidade pública, as perspectivas e possibilidades de inserção profissional que as diferentes profissões oferecem, entre outros temas”, finaliza.

feiras das profissoes

Créditos: Luciana Farias.

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