Biomassa e Biorrefinarias

Disciplina: Biomassa e Biorrefinarias

Objetivos gerais

O curso tem três objetivos principais de aprendizagem:

1) introduzir os alunos uma visão das mudanças que estão ocorrendo século atual a partir da perspectiva da evolução econômica desde o século XIX, especialmente nas principais questões tecnológica e econômicas

2) promover uma reflexão crítica das pesquisas envolvendo tecnologia e inovação do ponto de vista econômico e social

3) promover uma discussão crítica acerca dos principais desafio tecnológicos e sociais no futuro.

Ementa

Introdução aos conceitos básicos de biomassa e sustentabilidade. Características e aplicações da biomassa. Diferentes rotas para produção de biocombustíveis e produtos químicos renováveis. Novas tecnologias aplicadas ao setor bioenergético.

Bibliografia

1. Cortez, Luis Augusto Barbosa (Org.); Lora, Electo Eduardo Silva (Org.); Gomez, Edgardo Olivares (Org.). Biomassa para energia. Campinas: Editora UNICAMP, 2008.
  2. BNDES; CGEE. Bioetanol de cana­ de ­açúcar energia para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: BNDES, 2008.
  3. Roger A. Hinrichs, Merlin Kleinbach, Lineu Belico dos Reis. Energia e meio ambiente ­ Tradução da 4a ed. norte­americana.
  4. Rendeiro, Gonçalo, Barreto, Eduardo Jose Fagundes; Nogueira, Manoel, Noel Nogueira, Combustão e gasificação de biomassa sólida, 1a Edição Brasília Ministério de Minas e Energia, 2008.
  5. Santos, Fernando, Colodette, Jorge; Queiroz, Jose Humberto. Bioenergia & biorrefinaria.; Cana de Açúcar e espécies vegetais.­ Editora Universidade Federal de Viçosa
  6. Neto, Joao Amato; Sustentabilidade & Produção Teoria e Prática Para Uma Gestão Sustentável. Editora Atlas, 1a edição.
  7. CGEE. Bioetanol combustível: uma oportunidade para o Brasil. Brasília: CGEE, 2009.
  8. Lima, Léo da Rocha; Marcondes, Aluizio de Abreu. Álcool carburante: uma estratégia brasileira. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2002.

• Maria Elizete Kunkel