Economia global

Disciplina: Economia global

Créditos: 4

Objetivos gerais

O curso tem três objetivos principais de aprendizagem: 1) introduzir os alunos uma visão das mudanças que estão ocorrendo século atual a partir da perspectiva da evolução econômica desde o século XIX, especialmente nas principais questões tecnológica e econômicas, 2) promover uma reflexão crítica das pesquisas envolvendo tecnologia e inovação do ponto de vista econômico e social, e 3) promover uma discussão crítica acerca dos principais desafio tecnológicos e sociais no futuro.

Ementa

Mudança tecnológica, instituições e crescimento a longo prazo; Comércio internacional; Relações Monetárias Internacionais e Regimes de Taxas de Câmbio; Evolução do Desenvolvimento Tecnológico no Século XIX e XX; Desenvolvimento Histórico do Capitalismo; Globalização.

O Capital no século XIX e XX Globalização Mudanças Tecnológicas e Inovação Instabilidades Políticas e Econômicas Desafios econômicos para o século XXI

Bibliografia

1. EICHENGREEN, Barry. A globalização do Capital. Uma História do Sistema Monetário Internacional; Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.
  2. FRIEDEN. Jeffry A. Capitalismo Global: história econômica e política do século XX; Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
  3. GILPIN, R. (2004). O Desafio do Capitalismo Global. Record.
  4. PICKETTY, T. (2014) O capital no século XXI. Intrínseca.
  5. POLANYI, Karl (2012). A Grande Transformação – As origens de nossa época. Campus.

Bibliografia complementar

1. ABREU M. P. (org.), A ordem do Progresso – Cem Anos de Política Econômica Republicana. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
  2. DOBB, M. – A evolução do capitalismo. Rio de Janeiro, Guanabara, 1987.
  3. GILPIN, R. (2001). Global Political Economy. Princeton and Oxford: Princeton University Press. pp. 97-102, 234-260, and 377-402.
  4. HOBSBAWM, E. J. – Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
  5. HOBSBAWM, E. J. – A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989
  6. HOBSON, J. – A evolução do capitalismo moderno: um estudo da produção mecanizada. São Paulo, Nova Cultura (Os Economistas), 1996.
  7. KRUGMAN, P. R., Obstfeld, M. (2009). The International Monetary System, 1870- 1973. In International Economics: Theory and Policy (8 ed., pp. 502-531). Pearson International.
  8. SACHS, J. D. (2005). O Desafio da Nossa Geração. Em: O Fim da Pobreza. Companhia das Letras.
  9. STIGLITZ, J. (2006). The Promise of Development. In Making Globalilsation Work (pp. 25-60). London: Penguin Books.
  10. YERGIN, D. (2014). A Busca – Energia, Segurança e a reconstrução do mundo moderno. Intrínseca.

Corpo Docente

• Renato Cesar Sato