Inovação e competitividade

Disciplina: Inovação e Competitividade

Objetivos

Proporcionar ao aluno, a partir de uma abordagem interdisciplinar, os principais fundamentos conceituais e teóricos que tratam da relação entre inovação e competitividade de empresas e países, possibilitando que seja assimilada a importância do tratamento e desenvolvimento dos diversos fatores que influenciam e compõem a inovação e a competividade nas ações estratégicas das empresas e das nações.

Conteúdo programático

1. Vantagem competitiva e estratégia competitiva 2. Fatores determinantes para a promoção da inovação 3. A relação entre inovação e competitividade 4. A importância das boas práticas de gestão na relação entre inovação e competitividade 5. Sistemas de Inovação, Instituições e Organizações 6. Educação e a colaboração entre empresa e instituições de ensino e pesquisa 7. Inovação, Competitividade e Sustentabilidade

Metodologia de ensino

1. Aulas expositivas sobre os conteúdos da disciplina 2. Organização e disponibilização de textos para leitura e produção de resenhas. 3. Atividades em grupo: apresentação de seminários pelos alunos sobre os assuntos propostos 4. Discussão aberta do conteúdo de aula

Bibliografia

1. Porter, M. (1979). The Structure within Industries and Companies' Performance. The Review of Economics and Statistics, 61(2), 214-227.
  2. Porter, M. (1990). The Competitive Advantage of Nations. New York: Free Press.
  3. Calmanovici, C. E. (2011). A inovação, a competitividade e a projeção mundial das empresas brasileiras. Revista USP, (89), 190–203.
  4. Barrichello, A. ; Santos, E. G. ; Morano, R. S. (2020) . Determinant and priority factors of innovation for competitiveness of nations. Innovation & Management Review, 17(2).
  5. Feldmann, P. R. ; Jacomossi, R. R. ; Barrichello, A. ; Morano, R. S. (2019) . The relationship between Innovation and Global Competitiveness: The mediating role of Management Practices evaluated by Structural Equation Modeling. RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios, 21, 195-212.
  6. Barrichello, A. ; Morano, R. S. ; Feldmann, P. R. ; Jacomossi, R. R. (2020) . The importance of education in the context of innovation and competitiveness of nations. International Journal of Education Economics and Development, 11(2), 204-224.
  7. Crossan, M. M., & Apaydin, M. (2010). A Multi-Dimensional Framework of Organizational Innovation: A Systematic Review of the Literature. Journal of Management Studies, 47(6), 1154–1191.
  8. Gilli, M.; Mazzantia, M. & Nicolli, F. (2013). Sustainability and competitiveness in evolutionary perspectives: Environmental innovations, structural change and economic dynamics in the EU. The Journal of Socio-Economics, 45 (2013), 204– 215.
  9. Moyano-Fuentes, J.; Maqueira-Marín, J. M. & Bruque-Cámara, S. (2018). Process innovation and environmental sustainability engagement: An application on technological firms. Journal of Cleaner Production, 171 (1), 844-856.
  10. Nelson, R. R. (1993). National Systems of Innovation: a comparative study. Oxford: Oxford University Press.
  11. Nelson, R. R., & Winter, S. G. (1982). An Evolutionary Theory of Economic Change. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press.
  12. Panayides, P. (2006). Enhancing innovation capability through relationship management and implications for performance. European Journal of Innovation Management, 9(4), 466–483.
  13. Schumpeter, J. A. (1934). The theory of economic development: An inquiry into profits, capital, credit, interest, and the business cycle. Cambridge: Harvard University Press.
  14. Waarden, F. van. (2001). Institutions and innovation: the legal environment of innovating firms. Organizaton Studies, 22(5), 765–795.