Marketing estratégico e inovação

Disciplina:Marketing estratégico e inovação

Créditos: 4

Ementa

Estratégias empresariais, competitividade e o papel da inovação. Análise Ambiental e da Concorrência. Parcerias e alianças; Relacionamento com os clientes; Orientação para o mercado; Interação P&D­ Marketing; Pesquisa de marketing: coleta de informações e inteligência competitiva; Comportamento do consumidor em mercados de tecnologia;

Bibliografia

  1. GUPTA, A.K.; RAJ S. P;WILEMON,D.A Model for Studying R&D. Marketing Interface in the Product Innovation Process. Journal of Marketing Vol. 50, No. 2 (Apr., 1986), pp. 7­17
  2. HAUSER,J.;TELLIS, G. J.; GRIFFIN, A. Research on Innovation: A Review and Agenda for Marketing Science. Marketing Science. November 1, 2006.
  3. MOHR, J.; SENGUPTA, S.; SLATER, S.; LUCHT, R. Marketing para mercados de alta tecnologia e de inovações. São Paulo: Pearson, 2011.
  4. NAIDOO, V. Firm survival through a crisis: The influence of market orientation, marketing innovation and business strategy. Industrial Marketing Management. Vol 39, 8, November 2010, (1311–1320p).
  5. Shergilla, G. S.; Nargundkarb R. Market Orientation, Marketing Innovation as Performance Drivers. Journal of Global Marketing, Vol 19, 1, 2005.

Corpo Docente

  • Renato Cesar Sato
  • Iraci de Souza João