Programação Web

Créditos: Programação Web

1. Propiciar o aprendizado de introdução à lógica e programação Web
  2. Transmitir aos alunos um conjunto de conhecimentos básicos, que lhes permitam prosseguir estudos mais avançados na programação Web
  3. Apresentar técnicas e tecnologias para o desenvolvimento de aplicações para Web
  4. Permitir o desenvolvimento de aplicações completas

Conteúdo programático

1. Introdução à lógica de programação e algoritmos: Pensamento computacional; algoritmos; elementos básicos de algoritmos; resolução de problemas;
  2. Conceitos básicos da tecnologia Web;
  3. Fundamentos das linguagens de programação para Web: HTML: Hyper Text Markup Language (Conceitos Básicos; formatação de texto; listas; tabelas; links e âncoras; formulários; multimídia); CSS: Cascading Style Sheets (Introdução ao CSS; CSS e HTML); PHP: Hypertext Preprocessor (Introdução ao PHP; sintaxe básica; tipos e operadores; estruturas de controle; introdução ao PHP+MySQL);
  4. SEO: Search Engine Optimization (Introdução ao SEO; meta tags);
  5. Projeto e elaboração de uma homepage com curriculum vitae.

Metodologia de ensino

O curso será baseado em aulas online e expositivas com auxílio da plataforma Google Meet. Para fixação dos tópicos estudados, os alunos receberão ao longo do curso, listas de exercícios para entrega via Google Classroom. As aulas práticas com demonstrações também serão executadas via plataforma Google Meet. Por fim, destaca-se a implementação de um projeto individual para o desenvolvimento de uma homepage utilizando os recursos aprendidos no decorrer da UC.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina será realizada mediante a trabalhos extra-classe e a execução do projeto de desenvolvimento da homepage referente ao curriculum vitae individual. As datas de entrega dos trabalhos e do projeto serão divulgadas junto com a especificação dos mesmos no decorrer do semestre. Conforme regulamento da Universidade, a frequência online às aulas é obrigatória.

Bibliografia

1. Silva, Mauricio Samy. Construindo sites com CSS e (X) HTML: sites controlados por folhas de estilo em cascata. São Paulo: Novatec, 2007.
  2. Abreu, Luís. HTML 5 - 2 ed. 2012 - Edição Atualizada e Aumentada. 2 ed. São Paulo: Lindel - Zamboni, 2012.
  3. Holzner, Steven. PHP: the complete reference. Tata McGraw-Hill Education, 2007.
  4. Mazza, Lucas. HTML5 e CSS3 - Domine a Web do Futuro. São Paulo: Casa do Código, 2013.

1. Ezequiel Roberto Zorzal