Inovação Tecnológica em Saúde: Descobrindo Demandas, Encontrando Soluções

Disciplina: Inovação Tecnológica em Saúde: Descobrindo Demandas, Encontrando Soluções

Créditos: 4

Ementa

Essa disciplina online visa fomentar o interesse e conhecimento dos estudantes sobre Inovação Tecnológica em Saúde. O grupo será constituído por estudantes de diferentes cursos e níveis de formação, envolvendo graduandos e pós-graduandos da UNIFESP. Considerando o processo de inovação em saúde como formação ampliada, deve contemplar a interdisciplinaridade, intersetorialidade com enfoque nos pacientes (patient-centered). Assim, serão abordados diferentes temas envolvendo grandes áreas da saúde como: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Homem e Saúde do Idoso durante aulas teóricas, discussões de casos clínicos, visitas a centros de saúde (exige número adequado de alunos) e entrevista aos pacientes. Após a apresentação e discussão das demandas observadas durante as visitas, os estudantes irão propor uma solução e trabalharão para seu desenvolvimento. Ao final da disciplina, os estudantes serão avaliados pelo produto final que apresentarem.

Bibliografia

1- Menz, H. B., Auhl, M., & Munteanu, S. E. (2017). Preliminary evaluation of prototype footwear and insoles to optimise balance and gait in older people. BMC Geriatrics, 17(1). doi:10.1186/s12877-017-0613-2 2- Wang, Q., Markopoulos, P., Yu, B., Chen, W., & Timmermans, A. (2017). Interactive wearable systems for upper body rehabilitation: a systematic review. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 14(1). doi:10.1186/s12984-017-0229-y 3- Colaci, D., Chaudhri, S., & Vasan, A. (2017). mHealth Interventions in Low-Income Countries to Address Maternal Health: A Systematic Review. Annals of Global Health, 82(5), 922. doi:10.1016/j.aogh.2016.09.001 4- Vaisson, G., Provencher, T., Dugas, M., Trottier, M.- È., Chipenda Dansokho, S., Colquhoun, H., ¿ Witteman, H. O. (2021). User Involvement in the Design and Development of Patient Decision Aids and Other Personal Health Tools: A Systematic Review. Medical Decision Making, 41(3), 261¿274. doi:10.1177/0272989x20984134 5- Artigos e materiais didáticos relacionados ao conteúdo programático