Excelência Operacional Aplicada à Inovação Tecnológica

Disciplina:  Tópicos especiais em Indústria 4.0

Ementa:

Visão geral da excelência operacional e seus princípios fundamentais na manufatura e em serviços. Mapeamento de processos e fluxo de valor pela análise de tempos e métodos. Análise quantitativa de desperdícios, falhas e utilização dos recursos. Introdução à gestão de projetos. Conceitos e princípios da gestão e aplicação de ferramentas da qualidade para controle de processos e projetos de melhoria contínua. Análise de indicadores quantitativos e tomada de decisão. Integração com as partes interessadas na excelência do desempenho.

Objetivos:

Fornecer aos alunos uma compreensão aprofundada dos conceitos, metodologias e práticas relacionadas à excelência operacional na indústria de manufatura e serviços. A disciplina abordará de tópicos fundamentais, desde estratégias até ferramentas quantitativas e técnicas aplicadas à melhoria contínua e otimização dos processos com o propósito de eliminação de desperdícios, resolução de problemas. O projeto de melhoria contínua terá o caráter tecnológico pela solução do problema e científico para a fundamentação metodológica tendo em vista a qualidade, produtividade e a competitividade do negócio ou organização. Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos em situações reais, desenvolvendo habilidades práticas para melhorar a eficiência operacional e a qualidade em ambientes de manufatura e serviços estando ao final, a identificar oportunidades de melhoria, implementar práticas de excelência e liderar projetos de transformação das organizações.

Método:

Aulas teóricas e práticas com aplicação de metodologias ativas (sala de aula invertida, world cafe, peer struction) e desenvolvimento de projeto técnico e científico.

Avaliação:

Seminários, projeto kaizen, artigo científico.

Bibliografia:

  1. CARPINETTI, L. C. R.; GEROLAMO, M. C. Gestão da Qualidade ISO 9001: 2015: Requisitos e Integração com a ISO 14001:2015. São Paulo: Atlas, 2016.
  2. COSTA, A. F. B.; EPPRECHT, E. K.; CARPINETTI, L. C. R. Controle Estatístico de Qualidade. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2005. 336 p.
  3. DAYCHOUM, M. 40 ferramentas e técnicas de gerenciamento. Ed. Brasport, 2007. 272 p.
  4. LIKER, J. K.; CONVIS, G. L. O modelo Toyota de liderança lean: como conquistar e manter a excelência pelo desenvolvimento de lideranças. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  5. LOBO, R. N. Ferramentas de Qualidade. São Paulo: Editora SENAI, 2017.

Corpo Docente:

PROF. DR. LUCIO GARCIA VERALDO JUNIOR