Cosmologia e astrofísica serão debatidos em workshop na Unifesp

Evento contará com observação do céu noturno e celebração aos 20 anos de descoberta da expansão acelerada do universo

Cosmologia e Astrofisica

Docentes no Departamento de Física do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema convidam a comunidade acadêmica e o público geral para o IV Workshop de Cosmologia e Astrofísica da Unifesp (WCAU), cujas inscrições estarão abertas até o dia 27 de agosto deste ano. Serão dois dias de debates e atividades sobre cosmologia e astrofísica voltados ao público leigo e o especializado, o que inclui conferências, seminários curtos de pesquisas especializadas, apresentações de pôsteres e celebração aos 20 anos da descoberta da expansão acelerada do universo pelos astrofísicos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess.

Observando o céu noturno

O primeiro dia (28/8) do evento, voltado a estudantes de graduação e público em geral, contará com uma conferência, conduzida pelo docente da Universidade de Campinas (Unicamp) Alberto Saa, sobre a biografia científica do físico britânico Stephen Hawking, um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Outros temas, como ondas gravitacionais, matéria escura, buracos negros e estrelas de nêutrons serão abordados pelos docentes Nadja Magalhães e Rose Santos (Departamento de Física da Unifesp), José Fernando de Jesus (Universidade Estadual Paulista – Unesp) e Carlos Frajuca (Instituto Federal de São Paulo - IFSP). A partir das 19h30, os inscritos serão convidados a observar o céu noturno junto ao Clube de Astronomia de São Paulo.

Já o segundo dia será marcado por atividades de interesse de pesquisadores e alunos de pós-graduação. Incluem-se na programação a conferência Buracos Negros, conduzida por Jorge Horvarth, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP), e o seminário Campos Eletromagnéticos em Estrelas Compactas, guiado por Manoel Malheiro (Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA). Em ambos os dias, haverá conferências sobre a expansão acelerada do universo. Segundo o fenômeno, o volume total do universo estaria se expandindo, lançando “ao espaço” a ideia universalmente aceita desde a época de Isaac Newton (meados do século XVII) de que a força gravitacional é somente atrativa. O evento possui entradas acessíveis. Além disso, qualquer cidadão pode destinar sua taxa de inscrição como doação, em quaisquer categorias.

Serviço:
IV Workshop de Cosmologia e Astrofísica da Unifesp (WCAU)
Dia 28 de agosto de 2018: Auditório da Unidade Florestan Fernandes (Rua Manoel da Nóbrega, 1149 – Centro/Diadema).
Dia 29 de agosto de 2018: Auditório da Unidade José Alencar (Rua São Nicolau, 210).
Inscrições no site da Unifesp
Programação completa e outras informações: https://cliviars.wixsite.com/ivwcau/contato
Valores:
-R$ 20,00 para professores;
-R$ 10,00 para estudantes de pós-graduação;
-R$ 5,00 para estudantes de graduação e público em geral.
Lido 6105 vezes Última modificação em Segunda, 23 Setembro 2024 14:30