Fusão Nuclear - Estágio e Perspectivas como Fonte de Energia

Palestra do Ciclo de Seminários Nestor Schor ocorre em 11/3

webinario Fusão Nuclear FEED

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) e membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Em 9 de fevereiro deste ano, a imprensa brasileira noticiou, com bastante ênfase, o comunicado para a imprensa, feito pela Comissão Europeia, sobre a produção de 59 MJ de energia de fusão, durante 5 segundos, no tokamak JET (Joint European Torus), em Culham, Inglaterra. Essa notícia reacendeu as esperanças de que o "Santo Graal" de uma fonte praticamente inesgotável de energia, a fusão nuclear, esteja próximo de ser alcançado, após cerca de setenta anos de intensa pesquisa em vários laboratórios internacionais. Nesta palestra, será feita uma descrição introdutória sobre essa fonte de energia, os avanços e percalços enfrentados em seu desenvolvimento, seu estágio atual e a perspectiva de que realmente seja viabilizada neste século.

Serviço:
Fusão Nuclear - Estágio e Perspectivas como Fonte de Energia