Ciclo de Seminários Interinstitucionais sobre Extensão Universitária

Quinto encontro acontece no dia 13 de agosto, das 10h30 ao 12h30, com os temas Inserção Curricular da Extensão e Gestão da Extensão

Ciclo de Seminarios 2022

Neste ciclo de seminário interinstitucional sobre a extensão pretende-se suscitar o debate sobre a extensão universitária no geral e em particular, a curricularização da extensão (casos concretos de implementação nas universidades, dificuldades e desafios) e os seus impactos na relação da universidade com a sociedade. Ao todo, são propostos sete encontros, sendo seis encontros com cada uma das universidades parceiras da Rede Articul@ções e um último de fechamento. No final do ciclo, haverá a produção de um e-book que possa auxiliar redes, programas/projetos e cursos das universidades na implementação com base nos exemplos-concretos apresentados.

Os seminários e as atividades assíncronas (vários artigos e vídeos de eventos das instituições parceiras) contabilizarão 36 horas certificadas pela instituição de inscrição (Unifesp ou UFABC). Conta com apoio de quatro universidades parceiras da Rede Articul@ções: Universidade Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ; e de parceiros do poder público: Prefeitura de Diadema, Diretoria de Ensino, Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SCAS) da Prefeitura Municipal de Santo André (PMSA), Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

É possível participar pontualmente de algum seminário sem fazer o ciclo completo com os sete seminários. O formulário permite o envio de questões com antecedência, que serão encaminhadas à mesa para preparar o debate. As palestras terão uma hora, e o debate com discussão das perguntas pelos membros da mesa será de uma hora. Novas perguntas poderão ser colocadas no chat do Google Meet e serão aceitas inscrições para fala no momento de debate.

ATENÇÃO: Para qualificar o debate, selecionaremos apenas as perguntas para as quais não há respostas nos guias de orientação das duas universidades. Sugere-se a leitura dos Guias de Curricularização da Unifesp e UFABC.

As inscrições estão disponíveis neste link

É possível assistir aos vídeos dos encontros anteriores nos links abaixo:

1º encontro: 29/01/22 - assista
2º encontro: 30/04/22 - assista
3º encontro: 16/05/22 - assista
4º encontro: 25/06/22 - assista

Confira a programação:

Palestras (Duração: 1 hora)

- Dr. Erico Lopes P. Paula – Divisão de Desenvolvimento Pedagógico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tema: Panorama da inserção curricular da Extensão na UFSCar.

- Prof.ª Dr.ª Débora Couto de Melo Carrijo – Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tema: Práticas de extensão em saúde e desafios para inserção curricular.

- Prof.ª Dr.ª Eliane de Souza Cruz – Coordenadora do polo Unifesp da Rede Articul@ções e docente da Unifesp campus Diadema. Tema: Curricularização da extensão na Educação e Engenharia.

Debate - discussão das perguntas enviadas no formulário e novas (1 hora)
Debatedor 1 - Prof. Ms. Luiz Felipe Borges Martins – Diretor de Desenvolvimento extensionista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Professor do IFSP campus São Roque.
Debatedor 2 - Prof. Dr. Leonardo José Steil – Coordenador da Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (UFABC) e ex-Pró-reitor de extensão da UFABC.

Serviço:
Ciclo de Seminários Interinstitucionais sobre Extensão Universitária