Sexta, 28 Agosto 2015 12:53

Projeto sobre consumo sustentável, do Campus Diadema, completa cinco anos

Atividades fazem parte do grupo Quimicando com a Ciência

O projeto Consumo Sustentável, do grupo Quimicando com a Ciência do Campus Diadema da Unifesp, completou cinco anos de atividades que visam principalmente falar sobre o ensino de ciências e educação ambiental a partir de temas do cotidiano, por meio de ações lúdicas.

“O desafio contínuo do grupo é sensibilizar o maior número de pessoas, levando-as à reflexão e, como consequência, à mudança de comportamento em prol do meio ambiente”, explica a professora Luciana Farias, que coordena o projeto juntamente com estudantes do campus.

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo são sempre pensados de forma a se distanciarem de uma Educação Ambiental somente comportamentalista, mas que levem sobretudo a uma reflexão para que se repense, além de comportamentos, também os valores e crenças relacionados a uma prática mais sustentável.

Esses trabalhos já renderam premiações e reconhecimentos internacionais como a participação no Congresso Jovem Embaixador na Alemanha. Além disso, mais de 2.000 pessoas já participaram das ações do grupo. “A aceitação do projeto nas escolas tem sido muito boa e o projeto de extensão tem proporcionado uma aproximação entre a academia e a população de diversos município”, ressalta a professora.

Os estudantes envolvidos nesse projeto, além de contribuírem para a formação de uma cultura de consumo sustentável entre a população por meio da divulgação científica, ensino de ciências e educação ambiental, permitem também o envolvimento da universidade com a sociedade do entorno da instituição.

Recentemente, o grupo estreou a peça “A Combustão do Boitatá”, com o objetivo levar reflexão a respeito do uso ou não das sacolas plásticas no nosso cotidiano, por meio do resgate de temas folclóricos brasileiros. Voltada para o público do Ensino Fundamental II, a peça foi apresentada na Semana Científica e Cultural da Unifesp Diadema (SCCUD), no último dia 26/08, no teatro Clara Nunes. A apresentação pode ser conferida no link: https://youtu.be/6M4EgeB_YR8.

boitata1

Foto: Luciana Farias