Segunda, 14 Dezembro 2015 18:58

Unifesp e Prefeitura de Santos lançam maior congresso internacional de ciência do esporte

O ICSEMIS será realizado entre as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016

Por Antonio Saturnino

Site 1

Na tarde desta segunda-feira (14) a Unifesp e a Prefeitura de Santos lançaram oficialmente o Congresso Internacional de Ciência, Educação e Medicina Esportiva (International Convention on Science, Education and Medicine in Sport – ICSEMIS), o evento mais importante nas áreas de Educação Física, Ciências do Esporte e Medicina Esportiva em âmbito mundial. A cerimônia aconteceu na sede da prefeitura e contou com a presença do prefeito da cidade, Paulo Alexandre Barbosa, o secretário de Turismo, Luiz Guimarães, e o secretário de Esportes, Alcídio de Mello, a reitora da Unifesp e presidente da Comissão local de organização, Soraya Smaili, entre outras autoridades municipais, da universidade e de instituições parceiras.

O ICSEMIS 2016 será realizado no intervalo entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, do dia 31 de agosto e 4 de setembro de 2016, no Mendes Convention, em Santos. O congresso prevê receber até 4 mil participantes de 70 países, entre atletas, dirigentes, cientistas e estudantes. Ao todo o evento reunirá nove palestrantes principais, além de 16 simpósios, durante os quais serão abordados temas como genética, neurociência, elegibilidade e inclusão, nutrição, reabilitação, sociologia, tecnologia e psicologia ligados ao esporte, dentre outros temas.

De acordo com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a vocação da cidade para o esporte foi um dos fatores que contribuíram para a escolha do município como sede do congresso e destacou que a prefeitura dará todo apoio necessário para que ele seja realizado com sucesso. “O esporte está no DNA de Santos, com o Santos Futebol Clube e os diversos atletas olímpicos formados aqui. Esta vocação aliada com o potencial científico e de pesquisa da Unifesp faz com que sejamos a cidade mais apropriada para sediar um evento deste porte, um dos principais que o País irá receber”, comenta.

A reitora da Unifesp ressaltou o potencial de Santos como ponto essencial para a escolha da cidade como sede do evento. “A parceria com a administração municipal foi fundamental para que pudéssemos enfrentar este desafio. A infraestrutura da cidade, bem como o potencial turístico e gama hoteleira foram decisivos para a escolha. Quero agradecer também o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Ministério do Esporte, que estão nos dando apoio primordial do ponto de vista financeiro. O ICSEMIS dará visibilidade nacional e internacional para a Unifesp e trará a sociedade para o interior da universidade”, ressalta Soraya Smaili.

A organização do ICSEMIS é formada por um consórcio de instituições internacionais, das quais fazem parte a Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS), o Comitê Internacional Paralímpico (IPC) e o Conselho Internacional de Medicina do Esporte e Educação Física (ICSSPE). A comissão de organização local é composta pela Unifesp e conta com representantes de outras universidades públicas, como a Unicamp, USP, UNESP e UFMG. Além disso, o evento conta com a parceria da prefeitura de Santos, do SESC e do Santos Futebol Clube.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.icsemis2016.org/.

Site 2.1

Lido 15291 vezes Última modificação em Terça, 26 Abril 2016 15:26