Terça, 24 Mai 2016 09:46

Dia Internacional da Tiroide é celebrado na Unifesp

Mitos e verdades sobre a tiroide serão temas de aula para pacientes e acompanhantes no dia 25/05

Por Antonio Saturnino

Ao longo desta semana, de 23 a 29 de maio, acontece a Semana Internacional da Tiroide. A data é comemorada oficialmente no dia 25 e, na ocasião, os professores João Roberto Maciel Martins e Rosa Paula Mello Biscolla, da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), realizarão aulas para pacientes e acompanhantes, falando sobre verdades e mitos sobre o tema. Ao todo serão seis classes, no período da manhã, com capacidade para 20 pessoas em cada.

A glândula tiroide é responsável pela produção dos hormônios Triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4), essenciais em todas as fases da vida. Eles também exercem importante atuação nos batimentos cardíacos, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, funcionamento intestinal e no metabolismo.

O hipotiroidismo é uma doença comum, que afeta de 8% a 12% dos brasileiros, manifestando-se desde as formas de apresentação mais leves às mais graves, como por exemplo o hipotiroidismo congênito não tratado. Dentre os principais sintomas da enfermidade, estão a sonolência excessiva e sono não reparador.

Existe o mito de que o hipotiroidismo causa obesidade, sendo que ele provoca apenas ganho de peso leve quando não tratado, e isso se deve à retenção de líquidos. Também há a crença de que o T3 é útil no tratamento de emagrecimento, quando, na verdade, doses elevadas deste hormônio podem causar hipertensão arterial, arritmia cardíaca e até a morte.

Além dos citados, a aula abordará outros pontos para instruir melhor a população sobre os reais riscos, prevenção e tratamento adequados. “Tanto o hipotiroidismo quanto o hipertiroidismo são doenças muito comuns na população geral e deve-se ficar atento aos seus sinais e sintomas para que seja possível um diagnóstico precoce e tratamento adequados", comenta o Martins. A professora Rosa completa: "É importante saber quais os sinais que podem indicar uma alteração do funcionamento da tiroide e como avaliar a presença de nódulos na tiroide".

As aulas ocorrerão no dia 25 de maio, das 8h às 12h, na Rua Borges Lagoa, 800. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 5549-7255 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui para ver as verdades e mitos sobre a tiroide.

Lido 8855 vezes Última modificação em Sexta, 03 Junho 2016 18:24