Terça, 20 Setembro 2016 10:31

Universidade é a que mais ganhou posições no grupo das 25 melhores

Alunos em sala de aula

Foto: Alline Toscha e Vitor Salgado

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a 16.ª melhor universidade do Brasil,  de acordo com a edição do Ranking Universitário Folha (RUF 2016), divulgado nessa segunda-feira (19/9). A instituição subiu seis posições em relação ao ano de 2015.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro feito pelo jornal Folha de S. Paulo que classifica as 195 universidades públicas e privadas a partir de cinco indicadores: pesquisa científica, qualidade de ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação. Tais indicadores são calculados a partir de critérios construídos pelo próprio jornal. Além das universidades no geral, o RUF também realiza um comparativo dos 40 cursos mais concorridos no país.

A Unifesp, que no RUF está entre as cinco melhores universidades do Estado de São Paulo, obteve a quarta colocação geral na área de pesquisa (apenas o número de artigos publicados na base Web of Science). Nos quesitos internacionalização (não considera parcerias e convênios internacionais, mas apenas número de citações feitas por pesquisadores estrangeiros aos artigos produzidos pela universidade) e ensino (pesquisa Datafolha com 726 professores escolhidos pelo MEC para analisar a qualidade de cursos superiores, sem considerar a avaliação institucional do MEC),  a instituição alcança a décima posição. O quesito mercado (pesquisa Datafolha com 2.222 responsáveis pela contratação de profissionais no mercado) foi onde a Unifesp mais avançou em relação a 2015.

Considerando os resultados do RUF apenas para indicadores objetivos (ensino, pesquisa, inovação e internacionalização), a Unifesp é a 6ª melhor universidade do Brasil e 3ª melhor do Estado de São Paulo.

Cursos de Graduação

No que diz respeito às carreiras, o RUF analisou 22 cursos de graduação ofertados  pela Unifesp, classificando três deles – Medicina (1º), Biomedicina (3º) e Enfermagem (8º) – entre os dez mais bem posicionados do país na avaliação geral. Entre os 20 melhores cursos em suas respectivas áreas, estão: Nutrição (11º), Fisioterapia (12º), Biologia (15º) e Farmácia (17º).

No critério qualidade de ensino (ponderação entre a titulação e dedicação dos docentes, nota do Enade e opinião de avaliadores do MEC), mais da metade dos cursos (14) se destacaram entre os 20 mais bem colocados em suas áreas, sendo eles: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, História, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Química, Relações Internacionais, Serviço Social e Ciências Sociais. Esse cenário mostra que a maioria das áreas do conhecimento contempladas pelos campi da Unifesp foram bem avaliadas e qualificadas dentro dos critérios do RUF, que são diferentes da avaliação institucional do MEC.

Além disso, vale ressaltar que os cursos de Administração, Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Economia, História, Matemática, Medicina, Pedagogia, Letras, Psicologia, Química, Serviço Social, Ciências Sociais melhoraram suas posições quando comparados ao ranking de 2015.

Confira detalhes dos avanços da Unifesp no RUF 2016:

• 16ª posição no ranking geral. No ano de 2015, estava na 22ª posição.
• Segunda colocação em citações internacionais por docente (atrás da UFABC por 0,1);
• Terceiro lugar em publicações por docente;
• Quarta universidade em pesquisa – atrás da USP, Unicamp e UFRJ. Em 2015, estava na quinta colocação;
• Quarta posição em citações por docente;
• Sexta, em professores com doutorado;
• Sétima, em número de publicações;
• Nona, em recursos captados;
• Décima, em bolsistas do CNPq;
• Décima, em ensino
• Décima, em internacionalização (à frente da Unesp, Unicamp e Ufscar);
• Curso de Medicina em primeiro lugar. No ano de 2015, estava em sexto;
• Curso de Biomedicina em terceiro lugar. No ano de 2015, estava em sexto;
• Curso de Enfermagem em oitava colocação.

Lido 16769 vezes Última modificação em Quinta, 19 Mai 2022 12:48