Terça, 07 Novembro 2017 12:26

Unifesp debate o Escola Sem Partido

O evento contou com a presença da reitora e membros da Unifesp, bem como convidados relacionados ao assunto

No último dia 31 de outubro, a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) realizou, no Auditório do Campus Guarulhos, o encontro “Unifesp debate o Escola Sem Partido”. Dividido em duas sessões, o evento gratuito e aberto a toda a comunidade contou com a presença da reitora e membros da Unifesp, bem como convidados relacionados ao assunto.

A abertura do debate aconteceu com a reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, afirmando o posicionamento da universidade contra o projeto de lei “Escola Sem Partido”.

Com mediação de Esther Solano, cientista política e professora da Unifesp, a primeira sessão do evento teve início às 18hs. Entre os convidados esteve o professor André Roberto de A. Machado (professor da Unifesp), Ana Raquel da Silva (discente Unifesp), professor Wesley de Sousa Vieira (EMEF Desembargador Amorim Lima) e o advogado Paulo Ricardo Barbosa (Coletivo de estudos em democracia e desenvolvimento de Itaquera).

Os participantes fizeram um resgate histórico enfatizando as movimentações políticas que levaram à formulação do projeto que hoje ameaça a liberdade de expressão dos professores e estudantes nas salas de aula. O evento discutiu as formas de responder juridicamente às ofensivas da proposta, enfatizando a ameaça que representa à democracia nas escolas.

A segunda sessão, iniciada às 20hs, contou com a mediação da professora Débora Goulart (Unifesp). Compondo a mesa esteve o professor Umberto de Andrade Pinto (Unifesp), Daniel Cara (Campanha pelo Direito à Educação) e o jornalista Paulo Saldaña (Jeduca - Associação de Jornalistas de Educação).

Entre os destaques esteve a discussão sobre as ameaças que o Escola Sem Partido representa ao debate pedagógico, a insegurança jurídica para os docentes, a cobertura da imprensa sobre o tema e o cenário nacional de resistência ao projeto.

No final das duas sessões, o debate foi aberto para as considerações do público presente.

Uma das mesas de debates do evento

Comunidade acadêmica participou dos debates durante o evento

Texto e fotos: Suevelin Cinti

Lido 8248 vezes Última modificação em Terça, 14 Novembro 2017 13:56