Quinta, 17 Mai 2018 11:52

Cátedra Edward Saïd recebe intelectuais de instituições acadêmicas libanesas

Docentes participaram de conferência e de reunião com coordenação do grupo de estudos

A Cátedra Edward Saïd de Estudos da Contemporaneidade recebeu a visita dos docentes libaneses Edward Alam, da Notre Dame University, e Youssef Rahme, do Cedars Institute.

Eles participaram, no dia 15 de maio, da Conferência Internacional “O Mediterrâneo e Ocidente: formação cultural e história do mundo”, na Biblioteca Mario de Andrade. A atividade discutiu o Líbano como espaço geográfico e metafórico dos trânsitos de culturas e de valores bem como de suas transmissões, em que a ideia de origem se dispersa e se constrói em suas hibridizações espirituais.

Já no dia 16 de maio, estiveram reunidos com a coordenadora a cátedra, Olgária Matos, para discutir a continuidade das atividades acadêmicas entre ambas instituições e em particular do ï, que tem como objetivo receber estudantes do Brasil para realizar cursos em história do mundo a partir da experiência e perspectiva geográfica do Líbano, espaço privilegiado para um entendimento da história mundial como resultado do diálogo entre diferentes tradições culturais. Também participaram da reunião os docentes da Unifesp Javier Amadeo e Jamil Iskandar.

Reunião da Cátedra Edward Said com docentes do Líbano
Reunião da Cátedra Edward Saïd com docentes do Líbano