Quinta, 24 Mai 2018 10:37

Unifesp participa do lançamento do projeto Diadema, Cidade Inteligente

Importância do Campus Diadema pode se tornar central na reformulação do espaço urbano do município devido ao projeto Atlas Ambiental

Por Valquíria Carnaúba

Evento Cidades Inteligentes PORTAL

A convite da Prefeitura de Diadema, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) participou, nesta quarta-feira (23/5), do lançamento do plano Diadema, Cidade Inteligente, marcando o início de diversas ações de inovação no município. O evento ocorreu no Quarteirão da Saúde e contou com a presença de Renato de Castro, expert em Cidades Inteligentes, do vice-prefeito Márcio da Farmácia, de secretários de diversas pastas da administração municipal, além de representantes de instituições e universidades da Grande São Paulo, dentre as quais o Instituto Mauá de Tecnologia, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), além do Senai. Representando a Unifesp, a Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis Lígia Azzalis, a Assessora de Gabinete Gabriela de Brelàz, o vice-diretor do Campus Diadema, Willian Hermoso e o professor do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF), Cláudio Leite, à frente de membros de empresas juniores do campus.

A cerimônia contou com palestra de Castro, que abordou temas como Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. "Comecei a desenvolver uma nova teoria que eu tenho chamado de SmartUp. É a união de dois conceitos, o das Cidades Inteligentes com os das startups. Na prática, é repensar as cidades seguindo quatro etapas fundamentados nos princípios de empreendedorismo e inovação dos gestores de startups: focar no DNA da cidade; cultivar a simplicidade; buscar parceiros e fomentar as parcerias público-privado com pessoas, as PPPPs".

Ao final, foram entregues cartas de intenção para os representantes das universidades presentes, reconhecendo a colaboração das instituições como fundamental para o desenvolvimento e elaboração do plano diretor. Hermoso acredita que o evento simboliza a concretização das relações entre o Instituto e a prefeitura. “A parceria viabilizará tanto os planos em andamento quanto os futuros, permitindo maior inserção da universidade na cidade de Diadema e na região do grande ABC”, comemora. O coordenador do projeto, Wesley de Oliveira, ressaltou que a entrega da carta de intenção às universidades representa um ponto de partida, “um novo momento de colaboração institucional, no qual trabalhamos juntos para construir uma cidade melhor para todos", complementa. Já a Secretária Municipal de Educação, Tatiane Ramos, pontua que foram firmadas parcerias com colégios municipais visando à concretização do projeto. “Temos muito a contribuir com as universidades presentes. Estamos abertos ao diálogo e queremos as instituições de ensino superior cada vez mais presentes, inclusive na escola pública”.

Atlas Ambiental assume importância estratégica

A participação da Unifesp na reformulação do espaço urbano do município é promissora devido ao projeto de Atlas Ambiental lançado no início desse ano por docentes do ICAQF - Campus Diadema. O documento prevê informações sobre recursos hídricos, solo, vegetação e ar da região, além de mostrar como o sistema urbano afeta a natureza, e de como a sustentabilidade dos sistemas urbanos e naturais deve ser olhada de forma integrada. Segundo o diretor do campus, João Alexandrino, trata-se de um movimento que tomou forma em 2017, quando a prefeitura criou o Grupo de Trabalho denominado GT de Inovação, e certamente crescerá em importância lado a lado com a atual discussão do Plano Diretor do município. “A partir de então, a prefeitura intensificou o diálogo com o campus e abraçou a parceria para o projeto de Atlas Ambiental, cujo mecanismo pode se tornar estratégico para a aplicação de um modelo de cidade inteligente, já que facilita e promove o acesso a informações relativas ao meio ambiente e orientadas às atividades de Gestão Ambiental”.

Com informações do portal da Prefeitura de Diadema

Lido 8466 vezes Última modificação em Quinta, 19 Julho 2018 14:08