Quarta, 13 Junho 2018 18:00

Festa da EPM/Unifesp reúne várias gerações

Cerca de quatro mil pessoas compareceram ao evento que celebrou os 85 anos da instituição

Por José Luiz Guerra, com colaboração de Renato Conte

Cerca de quatro mil pessoas participaram da festa "Somos Todos Paulista"

No último dia 10 de junho a Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) realizou a festa "Somos Todos Paulista". O evento, que ocorreu ao longo de todo o dia, reuniu cerca de quatro mil pessoas de diversas gerações da instituição, dentre os quais estavam ex-alunos, docentes e servidores.

A festa contou com apresentação da Bateria 51 da EPM/Unifesp e com shows no palco instalado na rua Botucatu, fechada para o evento, e na Praça Viva do campus. Ao longo de todo o dia, o “Trá-Cá-Trá”, tradicional grito de guerra da escola, foi entoado pelos participantes, sendo o maior deles realizado às 13h, com adesão maciça dos participantes, que ficou conhecido como o maior "Trá-Cá-Trá da história.

A diretora da EPM/Unifesp, Emília Sato, graduada em 1977 pela instituição, exaltou a festa em homenagem aos 85 anos da escola. “Esse evento mostrou o quanto os que se formaram ou que trabalharam na EPM/Unifesp, juntamente com os que estão na ativa, consideram e valorizam a Instituição. Pudemos acompanhar o encontro de alunos formados nas 5ª e 7ª turmas com calouros. Somos todos muito gratos à sólida formação e às oportunidades que a escola nos proporcionou”. Emília contou que a festa somente foi possível pela participação de docentes e estudantes, que voluntariamente trabalharam na organização e divulgação. “Foi maravilhoso rever os amigos com quem convivemos ao longo da graduação, residência médica e da pós-graduação, assim como rever aqueles que foram nossos docentes e antigos servidores”, diz ela.

O vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass, estudante da turma de 1977 da EPM/Unifesp afirma que a história de cada um dos que passaram pela instituição está fundida de alguma maneira na escola, seja por rever pessoas ou lugares onde estiveram. “É muito marcante estar em um local que foi fundamental na vida de todos nós. Você chega jovem, recebe sua formação, conhece pessoas espetaculares e, quando se dá conta, está encontrando pessoas que há décadas não via e identifica cada momento como se fosse um filme”, pontua.

Já Rosana Puccini, diretora do campus São Paulo, viu a festa como um momento de relembrar tudo o que viveu e aprendeu ao longo dos mais de 40 anos de EPM, quando ingressou na graduação em Medicina. “Iniciamos o curso praticamente adolescentes e, quando concluímos, somos adultos, com muitas responsabilidades. Minha vida profissional e pessoal está muito ligada à EPM. Aqui conheci o Paulo, meu esposo e meus dois filhos, Pedro e Renata, também são formados na Escola”. Para ela, a festa foi uma grande oportunidade de reencontrar amigos e professores e relembrar momentos marcantes, além de refletir o quanto a instituição contribuiu para sua formação. “Como docente, abraçar e reencontrar nossos ex-alunos foi muito gratificante. Realmente um dia de festa inesquecível! Vai ficar para a história de nossa EPM”, completou.

Também estiveram presentes na festa a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, o diretor-superintendente do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp, José Roberto Ferraro, entre outras autoridades.

Dentre as atividades culturais e esportivas, destacaram-se os jogos entre estudantes e veteranos da EPM/Unifesp na Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto (AAAPB), apresentações musicais, uma mostra de fotos e de algumas camisetas de times com assinaturas dos jogadores que participaram de campeonatos representando a instituição, além da exposição das obras de arte do ex-aluno Wagner Kuroiwa, que ficará no saguão do edifício Nestor Schor (Pesquisa II) até o dia 29 de junho, os seus desenhos e pinturas.

* Créditos das fotos: Rafael Beserra, Renato Conte e Soraya Smaili

Lido 9933 vezes Última modificação em Sexta, 22 Junho 2018 14:59