Quinta, 19 Julho 2018 07:30

Unifesp sobe três posições e se mantém como a melhor universidade federal brasileira ranqueada

Ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) foi divulgado na quarta-feira, 18 de julho

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a quarta melhor universidade da América Latina, de acordo com o Times Higher Education (THE) de 2018, publicação da tradicional revista britânica especializada em rankings universitários, divulgado na quarta-feira (18/7).

Além de apresentar uma melhora em sua classificação geral em relação ao ano passado, quando ocupou a sétima posição, a instituição permanece como a universidade federal brasileira mais bem posicionada na lista e a terceira ao considerar também as estaduais.

Os 13 indicadores de desempenho que compõem o ranking são agrupados em cinco grandes áreas: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

A Unifesp apresentou variação positiva nos quesitos: geral (de 76.7 para 83.6), citação (de 72.0 para 87.9), pesquisa (de 77.5 para 90.4) e internacionalização (de 39.3 para 41.9). Para a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, os resultados demonstram que, na América Latina, há um destaque especial para as universidades brasileiras. Ela celebrou também o fato de a instituição se manter como a melhor federal do país. “Isso é resultado de um trabalho que temos feito há vários anos no sentido de melhorarmos os indicadores e atuarmos para fortalecer as diferentes áreas, consolidando-a como uma universidade plena, em diversas áreas do conhecimento e com um perfil importante na internacionalização”.

Participam do levantamento 129 universidades de dez países da América Latina. Ele é baseado nos mesmos critérios do THE World University Rankings, mas com modificações especiais para refletir melhor as características das universidades da América Latina.

Para consultar o ranking completo, acesse o site.

Lido 15672 vezes Última modificação em Quinta, 19 Mai 2022 12:44