Quarta, 05 Setembro 2018 18:31

Unifesp promove campanha de prevenção ao suicídio

EPM e EPE distribuirão laços amarelos, divulgarão rede de apoio aos estudantes e promoverão roda de conversa

conscientizacao a prevencao do suicidio

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) e de Medicina (EPM), promove na próxima terça-feira, 11 de setembro, uma campanha para conscientização à prevenção do suicídio.

Entre 8h e 12h serão distribuídos laços amarelos, símbolo internacional da campanha, nas sedes da EPE/Unifesp (Rua Napoleão de Barros, 754) e da EPM/Unifesp (Rua Botucatu, 740). Já no período da tarde, entre 14h e 16h será realizada uma roda de conversa sobre a prevenção do suicídio no anfiteatro Leitão da Cunha, situado na Rua Botucatu, 720.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa mundial de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Além disso, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida no mundo. “Esse índice poderia ser minimizado por meio de atitudes como conversar com alguém que acolha a dor de quem está em sofrimento, atentar para alterações no sono e apetite, planejar o que fazer e a quem recorrer quando estiver em crise, além de ter acesso à ajuda adequada, em tempo oportuno, daí a importância de se conhecer a rede de suporte profissional”, explica Lucía Silva, docente da disciplina de Puericultura e Pediatria Social da EPE/Unifesp e uma das coordenadoras da campanha.

A atividade é uma realização das disciplinas de Puericultura e Pediatria Social e de Enfermagem em Saúde Mental (EPE/UNIFESP) e de Psicologia Médica e Psiquiatria Clínica (EPM/UNIFESP), com apoio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) - Campus São Paulo. Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.

Lido 7692 vezes Última modificação em Terça, 11 Setembro 2018 14:03